Instituto Brasileiro do PVC e Plastivida realizaram ações de sustentabilidade no 16º Congresso de Atuação Responsável da Abiquim

O Instituto Brasileiro do PVC e a Plastivida e marcaram presença na 16ª edição Congresso de Atuação Responsável, realizada pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) nos dias 18 e 19 de outubro, em São Paulo. Para promover a imagem dos plásticos e a educação ambiental, as entidades realizaram ações de incentivo à destinação correta de materiais plásticos para reciclagem.

Uma das iniciativas apresentadas pela Plastivida durante o evento foi o projeto Tampinha Legal, lançado recentemente no 2º Congresso Brasileiro do Plástico e que tem o objetivo de incentivar a coleta seletiva e a reciclagem de tampinhas plásticas. Durante os dois dias do Congresso da Abiquim, todas as tampas de garrafas plásticas utilizadas no evento foram coletadas e encaminhadas para o CEU (Centro Educacional Unificado) Vila Atlântica, em Pirituba, na capital paulista.

Essa unidade do CEU receberá as tampinhas do Congresso porque já faz parte de uma iniciativa de educação ambiental realizada pelo Instituto Brasileiro do PVC e pela Plastivida. O material, que também é coletado por alunos e pela comunidade da região, será usado para trabalhos pedagógicos com as crianças da instituição.

De acordo com Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida, o projeto Tampinha Legal é uma ação que pretende conscientizar toda a população sobre a importância do consumo consciente e da reciclagem dos plásticos. “Tanto no Congresso, no qual atuamos em parceria com a Abiquim, quanto no CEU, nosso intuito é mostrar que as tampinhas plásticas também precisam de destinação correta. Esse material, assim como outros tipos de plásticos, é reaproveitável e 100% reciclável”, explica o executivo. Outra ação realizada pelo Instituto Brasileiro do PVC e pela Plastivida durante o Congresso da Abiquim foi a instalação de um Papa Cartão® , equipamento que coleta e tritura cartões de plástico, como os de débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, telefônico, cartões-presente, e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética. O material coletado no evento será destinado para reciclagem e posteriormente transformado em novos produtos como porta-copos, porta-canetas, placas de sinalização, capas de caderno, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *