Credenciais do 9° Fórum e o 6º Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente, são de plástico

As credenciais, feitas em plástico, serão coletadas ao final do evento e transformadas em novos produtos para reforçar a importância do descarte adequado, da coleta seletiva e que os plásticos são 100% recicláveis

Pelo segundo ano, o Instituto Brasileiro do PVC e a Plastivida são apoiadores do Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública – Eficiência no Uso dos Recursos Naturais: Água e Energia, que está em sua 9ª edição, e do 6º Prêmio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Trata-se de uma ação do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, e do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis, que está sendo realizada hoje, dia 26 de outubro de 2016, no auditório do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

Em consonância com os objetivos do evento, de reforçar a importância da educação ambiental, das boas práticas de consumo e de descarte, da coleta seletiva e da reciclagem, as entidades propuseram ao MMA uma parceria para uso coleta e reciclagem de credenciais de plástico. Ao final do evento, elas serão coletadas no Papa Cartão®, equipamento desenvolvido pela empresa RS de Paula que tritura o material, destinadas para a reciclagem e transformadas em novos produtos. O acionamento da estação coletora é manual o que promove a economia de energia elétrica e facilita seu uso.

Segundo Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida, os plásticos trazem benefícios essenciais ao bem-estar social, econômico e ambiental “Em suas diversas aplicações em setores como medicina, construção, agronegócio, transporte, tecnologia e outros, os plásticos promovem melhorias à qualidade de vida das pessoas a um custo acessível e, ainda, promove ganhos ambientais como economia de recursos, redução do desperdício, entre outros”, diz Bahiense. E completa: “além disso, são produtos 100% recicláveis e sua coleta seletiva e reciclagem deve ser incentivada em todo o país”.

A reciclagem de plásticos no Brasil é uma realidade. Trata-se de uma indústria que gera emprego e renda, além de promover a sustentabilidade, transformando os resíduos em novos produtos com valor de mercado. Hoje, o país recicla em torno de 20% dos seus plásticos pós-consumo, bem próximo a média da União Europeia, e essa quantidade tem potencial para crescer se ampliados os processos de coleta seletiva e educação ambiental. Nossa parceria com o MMA é de fundamental importância na disseminação do consumo responsável e reciclagem dos plásticos, completa o executivo.

Dioclécio Luz, gerente do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do MMA, acredita que a questão ambiental requer a participação de todos, numa aliança entre a sociedade e o governo. ”No caso do plástico, quando ele é descartado de forma correta, quando se destina ao reuso ou reciclagem, deixa de ser problema de descarte inadequado para se tornar solução – não se torna lixo, gera renda e emprego”. “Neste sentido”, observa Dioclécio, “a presença do Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC num evento como este, reforçam o caráter pedagógico desta aliança entre governo e sociedade”.

Para saber mais sobre o evento acesse: http://hotsite.mma.gov.br/a3p/

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC – O Instituto do PVC é uma associação de classe que existe para reunir e promover conhecimento técnico-científico sobre o PVC, com a crença de que através da sua versatilidade podemos oferecer soluções sustentáveis para a saúde, habitação e bem-estar da sociedade. Desta forma buscamos disseminar a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade. Para mais informações: www.pvc.org.br.

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br.

Sobre o A3P – A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais. O programa integra o Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS), que, por sua vez, faz parte da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *