Embalagens

O desafio de chamar a atenção do consumidor em meio a inúmeros outros produtos na prateleira faz da embalagem um importante item de diferencial competitivo e uma grande aliada no processo de comercialização dos produtos de consumo diário. Características como beleza, conforto, leveza, transparência, segurança, custo-benefício e sustentabilidade são critérios fundamentais na corrida pela conquista do mercado.

O PVC atende a todos esses requisitos, podendo ser utilizado em praticamente todos os tipos de embalagens, como filmes para embalar alimentos, frascos para cosméticos, material de higiene e limpeza, produtos de cama, mesa e banho, vestuário, sangue, soro, medicamentos, entre outros.

Seja pelo brilho, beleza, transparência, variedade de cores e de apresentação (podendo ser rígido ou flexível), fácil rotulagem, inocuidade, higiene e segurança aos alimentos e medicamentos, o PVC mostra-se um produto versátil e garante todas as propriedades e características necessárias ao produto embalado. 

Principais características:

Versatilidade – Uma combinação de propriedades e características favorecem a escolha do PVC em aplicações que exigem mudanças constantes de moldes. Por isso, nas áreas onde o “design” da embalagem é um fator importante, o PVC é a opção ideal. 

“Design” – Para muitas aplicações, a flexibilidade é a palavra-chave e o uso do PVC permite que os “designers” exerçam toda sua criatividade na concepção das embalagens. As embalagens de PVC são frequentemente escolhidas devido à inocuidade, transparência e brilho.

Praticidade – Os filmes de PVC evitam a desidratação dos produtos e o contato direto dos alimentos com o meio ambiente, aumentando sua vida útil e retardando sua queima pelo frio. Ele é um forte aliado contra o desperdício dos alimentos.

Segurança – Os laminados de PVC são ideais para embalar alimentos, medicamentos e mesmo o sangue, garantindo maior tempo de prateleira a este produto tão escasso. Existem regulamentações (ANVISA e Farmacopeia Europeia) específicas para o uso de embalagens para estes três tipos de produtos. Os filmes de PVC são atóxicos e atendem a todos os requisitos de mercado.

Confiabilidade – Durante décadas, o segmento de embalagens acumulou larga experiência em produtos à base de PVC. É um dos materiais mais pesquisados no mundo e aprovado pelos órgãos de controle dos países desenvolvidos mais exigentes.

Propriedades e características – As propriedades de barreira ao oxigênio são fundamentais para seu uso em produtos com essências perfumadas. Embalagens de alimentos também contam com essa propriedade, bem como sua resistência à extração de componentes e à luz ultravioleta. O PVC é um dos materiais que menos interfere no gosto e no odor dos alimentos

Inocuidade e reciclabilidade – As embalagens de PVC são adequadas a uma imensa variedade de aplicações, não só porque são produtos inócuos e seguros, como também porque obedecem às especificações exigidas pelos órgãos de controle. Uma vez descartadas, as embalagens de PVC podem ser recicladas de forma análoga como qualquer outro material termoplástico.