Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento sustentável

O PVC tem todos os atributos para contribuir de forma ativa para o desenvolvimento sustentável, oferecendo facilidades e conforto aos usuários finais. O Instituto Brasileiro do PVC oferece informações atualizadas e orientações de práticas sustentáveis à cadeia de valor do PVC.

Conceito do Desenvolvimento Sustentável

“Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades” (Comissão Brundtland).

Esse conceito, discutido e aprovado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), é uma visão ampla e avançada da obrigação do homem atual em promover o desenvolvimento até o máximo de suas necessidades e capacidade, preservando a integridade dos recursos naturais e humanos, que serão sempre a fonte para o desenvolvimento continuado das gerações futuras.

O desdobramento desse conceito permite visualizar três áreas de atuação conjunta, que devem ser harmonizadas para que possamos atingir o Desenvolvimento Sustentável: Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social.

Desenvolvimento Econômico: a indústria tem alta qualificação tecnológica para oferecer produtos que atendam às necessidades do mercado e que, a partir de seu desenvolvimento, produção e comercialização, agreguem valor para a economia, contribuindo para a geração de empregos e para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do país;

Sustentabilidade Ambiental: a atividade industrial deve se desenvolver segundo critérios que garantam a segurança e a qualidade dos ecossistemas e da biodiversidade para as gerações futuras;

Responsabilidade Social: toda atividade econômica e, em particular, a industrial, deve ter como linha mestra a Responsabilidade Social. Isso significa não apenas o respeito básico e indispensável ao ser humano, reconhecendo suas diferenças étnicas e religiosas, mas também a responsabilidade pela oferta de bens e serviços que permitam melhorar a qualidade de vida da sociedade e promover o seu progresso.

A Contribuição do PVC para o Desenvolvimento Sustentável

Ao se colocar na trilha do Desenvolvimento Sustentável, a cadeia produtiva do PVC não conta apenas com a confiança do mercado, mas age como parceira da sociedade na busca de um futuro mais promissor.

A cadeia produtiva do PVC tem dado importante contribuição para o Desenvolvimento Sustentável global. Os produtos de PVC estão completamente inserido nos pilares da sustentabilidade pois ajudam na conservação dos recursos naturais, melhoram a qualidade de vida das pessoas e contribuem para o crescimento econômico. Entre os benefícios do PVC relativos à sustentabilidade, listamos:

Vocação social

Por atender de forma eficaz a necessidades vitais da sociedade em áreas como habitação, saneamento básico e saúde.

Benefícios ambientais

Diversos produtos de PVC têm funções que ajudam a proteger o meio ambiente, como é o caso dos tubos e conexões, largamente empregados em saneamento básico, e das janelas e portas de PVC, que proporcionam excelente isolamento térmico e acústico, gerando economia substancial de energia.

Eco-balanço positivo

O sal marinho, recurso natural inesgotável, é a principal matéria-prima do PVC. Além disso, ele é um material 100% reciclável e apresenta baixo consumo de energia em sua produção.

Competitividade

A facilidade de instalação, a durabilidade e a baixa manutenção tornam os produtos de PVC extremamente competitivos, com excelente relação custo x benefício para áreas como habitação, eletroeletrônicos, indústria automotiva e área médica.

PVC, um plástico 100% reciclável

A reciclagem do PVC não é uma novidade. Historicamente, ela acontece desde o começo da sua produção. No entanto, só tomou impulso de forma mais organizada com os movimentos ecológicos nos países desenvolvidos. A razão é que os resíduos plásticos vêm aumentando em volume por vários fatores, como crescimento populacional, aumento do poder aquisitivo e maior utilização das embalagens plásticas devido à facilidade de transporte, distribuição e diminuição de desperdício de alimentos, principalmente.

A quantidade de resíduo de PVC na composição do lixo da coleta seletiva é muito pequena. Isso ocorre porque o PVC é mais utilizado em produtos de longa duração, como tubos e conexões, fios e cabos para a construção civil. O longo ciclo de vida útil dos produtos de PVC termina por ampliar o tempo necessário para que se tornem resíduos. Para se ter ideia, 70% dos produtos de PVC têm vida útil entre 15 e 100 anos. Outros 22% de 2 a 15 anos e apenas 8% são considerados descartáveis com durabilidade até 2 anos.

Mesmo assim, a taxa de reciclagem média de PVC pós-consumo é de 17% considerando um período de dez anos.

Lista de recicladores de PVC: clique aqui para acessar 

A pesquisa chamada de “Monitoramento do Índice de Reciclagem Mecânica do PVC no Brasil” tem abrangência nacional e cumpre métodos de pesquisa estabelecidos pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Ciclo de vida do PVC e suas vantagens ambientais

O que é a análise de ciclo de vida?

A análise do ciclo de vida (ACV) de um produto, por definição, a partir da série de normas ISO 14000 do subcomitê SC5, constitui-se num instrumento que permite o desenvolvimento de critérios e procedimentos objetivos para a avaliação do impacto ambiental de produtos. Esta avaliação considera seu ciclo de vida completo, isto é, desde a sua concepção (projeto) até o término da vida útil, com a sua disposição ou recuperação. Envolve, portanto, a contabilização de muitos parâmetros durante os diferentes estágios de processos de um produto, a sua distribuição e a gestão dos rejeitos, parâmetros esses que podem mudar ou variar de região para região.

Para a realização da ACV de um material, leva-se em consideração critérios de eficiência técnica, econômica e ambiental, com vistas a determinar as condições de contorno para a sua fabricação. Também conhecidas como limites de um sistema, elas delimitam o conjunto de operações industriais ou ‘sistema industrial’ e o ‘sistema meio ambiente’. 

Para esta análise, também chamada de ‘do berço ao túmulo’, são avaliadas todas as etapas de um processo produtivo, partindo-se da matéria-prima, se proveniente de recursos naturais ou não; a geração de subprodutos ou resíduos contaminantes de recursos naturais (água, solo e ar), até a possibilidade de sua reutilização, reciclagem ou a forma de disposição do produto após o uso.

O objetivo desta avaliação é determinar o impacto global de um produto ou serviço sobre o meio ambiente, durante seu ciclo de vida completo. De posse das informações pode-se comparar desempenhos ambientais de produtos fabricados com materiais diferentes para a mesma aplicação ou finalidade.

O ciclo de vida do PVC

De fato o PVC é um material diferenciado e possui excelente avaliação em estudos de ACV, que têm comprovado, cientificamente, que os produtos de PVC não causam mais impactos ambientais que os seus concorrentes. 

A Análise de Ecoeficiência de Janelas realizada em parceria com a Fundação Espaço Eco® (FEE®), primeiro estudo do tipo realizado no Brasil, e que teve como base a metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (AVC) conforme série de normas ISO 14040 mostra claramente isso. O estudo comparou a performance e aspectos ambientais de janelas brancas de PVC e janelas brancas de alumínio. Foram contempladas a produção, montagem, instalação, uso (com ar condicionado), manutenção e destinação final de janelas brancas de PVC e alumínio, considerando variações térmicas diferentes, em cidades como São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Natal (RN). 

Os resultados mostraram que a janela de PVC é mais ecoeficiente que a janela de alumínio. Clique aqui para mais detalhes sobre o estudo.