O que é PVC

O PVC é um plástico com características únicas

Sua grande versatilidade faz com que esteja mais presente no nosso dia-a-dia do que podemos imaginar e o torna uma alternativa viável e atrativa em muitos mercados, substituindo materiais como alumínio, borracha, cobre, alvenaria, cerâmica, vidro ou madeira. O resultado são milhares de aplicações, que oferecem contribuições fundamentais para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

A fabricação do PVC

O PVC contém, em peso, 57% de cloro, obtido através da eletrólise do sal marinho (um recurso natural inesgotável) e 43% de eteno, derivado do petróleo.

A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura).

Para a obtenção do eteno, que representa apenas 43% desta resina, o óleo cru passa por uma destilação na qual é obtida a nafta leve. O eteno é gerado a partir do processo de craqueamento catalítico (quebra de moléculas grandes em moléculas menores com a ação de catalisadores para aceleração do processo) da nafta. Tanto o cloro como o eteno estão na fase gasosa e da reação dos dois é produzido o DCE (dicloro etano).

A partir do DCE, obtém-se o MVC (monômero cloreto de vinila). As moléculas de MVC são submetidas ao processo de polimerização, ou seja, elas se ligam formando uma molécula muito maior (polímero), conhecida como PVC (policloreto de vinila), que é um pó muito fino, de cor branca e totalmente inerte.

A resina de PVC, na sua forma pura, pós-fabricação, é um pó branco que sozinho não tem nenhuma aplicação industrial, pois não é processável devido às suas características físicas e químicas. Para a fabricação de produtos em PVC, é necessária a adição de produtos químicos (aditivos) à resina de PVC. A esta mistura dá-se o nome de composto de PVC. A ação de misturar resina e aditivos é chamada de formulação. O composto de PVC é, então, inserido em máquinas específicas (a depender do produto a ser fabricado) como extrusoras, injetoras, sopradoras, etc. onde serão transformados ou processados no produto desejado, como tubos, conexões, frascos, etc.

O tipo de resina e os aditivos utilizados determinarão as características finais dos produtos em PVC, que podem se apresentar nas formas rígida ou flexível, transparente ou opaco, dentre diversas outras características.

Principais características do PVC

  • Atóxico, inerte e seguro
  • Leve (1,4 g/cm³), o que facilita seu manuseio e aplicação;
  • Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores;
  • Resistente à maioria dos reagentes químicos;
  • Bom isolante térmico, elétrico e acústico;
  • Sólido e resistente a choques;
  • Impermeável a gases e líquidos;
  • Resistente às intempéries (sol, chuva, vento e maresia);
  • Durável: sua vida útil em construções é superior a 50 anos;
  • Não propaga chamas: é auto-extinguível;
  • Versátil e ambientalmente correto;
  • 100% Reciclável;
  • Fabricado com baixo consumo de energia.

O que faz o PVC ser tão importante para a humanidade?

São suas propriedades, características e relação custo/benefício. Combinados, esses aspectos revelam grandes potencialidades de aplicação.

Em diversas áreas da indústria, o PVC é largamente utilizado e sua presença tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento de inovações e disseminação de soluções, seja em produtos da área médica e tubos para condução de água e esgoto ou em embalagens de alimentos, calçados, brinquedos, fios e cabos, revestimentos, automóveis.

O seu maior uso é na construção civil, segmento que necessita de produtos competitivos, econômicos energeticamente e de longa vida útil. O ciclo de vida útil dos produtos de PVC varia de 15 a 100 anos, sendo a média superior a 60 anos.

Na área médica, em que o PVC é utilizado há várias décadas, não existe produto melhor e mais seguro para a fabricação de bolsas de sangue e soro, tubos endotraqueais, cateteres cardiovasculares, entre várias outras aplicações.

Essas são algumas das razões pelas quais o PVC tem um futuro duradouro, pois dadas as suas mais variadas aplicações e onipresença no cotidiano das pessoas, tornou-se um produto indispensável à vida contemporânea.