Ministérios lançam a segunda edição da campanha Reciclagem de Cartões de Plástico

Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do PVC e Plastivida promovem a reciclagem de cartões de plástico na Esplanada dos Ministérios.


Com o objetivo de reforçar a importância da educação ambiental, da coleta seletiva e da reciclagem dos plásticos o Ministério do Meio Ambiente lança em outubro a segunda edição da campanha “RECICLAGEM DE CARTÕES DE PLÁSTICO”. A ação se dá por meio do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, em parceria com o Instituto Brasileiro do PVC, a Plastivida e o Programa RC – Reciclagem de Cartão.

A campanha visa incentivar a coleta dos cartões de plástico que não tenham mais uso (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros), inclusive os que contenham chip e tarja magnética através do Papa Cartão®. 

Os resíduos serão periodicamente retirados pela empresa R.S. de Paula, que desenvolveu a tecnologia para a reciclagem desses cartões, viabilizando a fabricação de diversos produtos, tais como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros.

Nesta edição, a iniciativa conta com o importante apoio da Frente Parlamentar pela Defesa da Competitividade da Indústria Petroquímica, da Química e do Plástico – (Frente Parlamentar da Química).

A Campanha conta com 12 equipamentos Papa Cartão® distribuídos em Brasília, na Esplanada dos Ministérios e no Rio de Janeiro:

Brasília:
Corpo de Bombeiros 
Esplanada dos Ministérios, nos seguintes órgãos públicos:
AGU – Advocacia Geral da União
ANA – Agência Nacional de Águas
Câmara dos Deputados
Exército Brasileiro
IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
MMA – Ministério do Meio Ambiente
MME – Ministério de Minas e Energia
MTE – Ministério do Trabalho e Emprego
Presidência da República
STJ – Superior Trubunal de Justiça
Rio de Janeiro: 
JBRJ – Jardim Botânico do Rio de Janeiro

A reciclagem no Brasil vem crescendo e há potencial para aumentar ainda mais. Hoje, o país recicla em torno de 20% do plástico pós-consumo, índice bem próximo a média da União Europeia. Apesar de significativo, esse número pode aumentar a partir do incentivo à coleta seletiva. “A reciclagem de plásticos no Brasil é uma realidade e essa indústria gera emprego e renda, além de promover a preservação ambiental”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC. E completa: “a cadeia produtiva dos plásticos está empenhada e fazendo a sua parte para contribuir com a redução dos resíduos que vão parar no lixo comum.”

A primeira edição da campanha teve duração de seis meses e coletou e reciclou cerca de 15 mil cartões de plástico, o que é um resultado bastante significativo, considerando-se que trata-se de uma campanha inédita para este tipo de produto e com caráter educacional.

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br.

Sobre o A3P – A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais. O programa integra o Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS), que, por sua vez, faz parte da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente.

Sobre a Frente Parlamentar pela Defesa da Competitividade da Indústria Petroquímica, da Química e do Plástico – A Frente Parlamentar é uma associação suprapartidária, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de promover o intercâmbio com entidades e associações da sociedade civil e órgãos públicos, visando à integração de ações e propostas em seu Estatuto no sentido de viabilizar a implementação de políticas públicas que colaborem para a Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil. Para mais informações: www.fpquimica.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *