A importância da reciclagem de resíduos plásticos da construção civil e demolição será discutida em São Paulo

O setor de plásticos e a construção civil têm papel relevante em termos econômicos e sociais para o país, sendo grandes geradores de postos de trabalho e divisas. A consciência ambiental em torno destes segmentos é uma crescente em todo o mundo e no Brasil não é diferente. A construção civil é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos, e também é um dos segmentos que mais gera resíduos.

Os plásticos são 100% recicláveis, inclusive aqueles utilizados em aplicações da construção civil e arquitetura. É neste cenário que a importância da reciclagem de resíduos plásticos da construção civil será discutida em São Paulo, no Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, organizado pela Abrecon, que será realizado no dia 17 de setembro.

Para falar sobre o tema, a engenheira química Silvia Rolim, assessora técnica da Plastivida e representante do Instituto do PVC, estará presente no evento e fará a palestra Resíduos Plásticos da Construção Civil: Valorização e Reciclagem. “As tecnologias, os avanços e a importância da reciclagem, dos plásticos em particular, serão amplamente abordados. É importante a compreensão de que, além do ganho econômico obtido nesse reaproveitamento de resíduos, há também o benefício ambiental, cada vez mais discutido em todas as esferas da economia”, afirma Silvia Rolim.

Engenheira química pela Faculdade Oswaldo Cruz e especialista em Gestão Ambiental pela USP, Silvia Rolim coordena o comitê técnico da Plastivida e participou de todo o processo de elaboração do edital de chamamento bem como da elaboração do Acordo Setorial de Embalagens para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e participa de vários grupos de trabalhos na área de Meio Ambiente.

Sobre o evento: O seminário é organizado pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) com o intuito de ser o ponto de encontro entre o poder público, empresas e terceiro setor no que diz respeito à gestão e organização de toda a cadeia da reciclagem de resíduos da construção civil e demolição no Brasil. O evento é uma ferramenta da Abrecon para divulgar, ampliar e consolidar os principais avanços no segmento nos últimos anos.

O seminário é ainda o marco na reciclagem de entulho no país, onde há o encontro e confirmação dos principais dados do setor, tais como mapeamento, principais dificuldades do mercado e perspectiva de negócios. O evento contará com a presença de representantes de usinas de reciclagem de resíduos da construção civil, aterros de inertes, ATTs, beneficiadores, indústrias de bloco e tijolos, concreteiras e principais clientes e fornecedores do setor.

Serviço: Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição
Data: 17 de setembro de 2015
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro de Convenções Milenium (R. Dr. Bacelar, 1043, Vila Clementino)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *