CEDSERJ – Condomínio do BNDES instala ponto de coleta de cartões de plástico, em ação de sustentabilidade

Ação promove a reciclagem por meio de uma máquina Papa Cartão® que inutiliza de forma segura os cartões de plástico sem uso.

O CEDSERJ – Condomínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social conta com uma máquina Papa Cartão® para coletar e destinar para reciclagem os cartões de plásticos que não são mais usados (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, cartões telefônicos, bilhete único e outros). Estes cartões deixam de ir para o lixo comum e passam a ser reciclados e transformados em novos produtos, tais como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros.

O objetivo da ação, realizada em parceria com o Instituto do PVC e a Plastivida, é o de informar às pessoas que os plásticos são 100% recicláveis, além de reforçar a importância da educação ambiental, da coleta seletiva e da reciclagem dos plásticos, para a preservação do meio ambiente.

A reciclagem de plásticos no Brasil vem crescendo e há potencial para aumentar ainda mais, a partir da difusão da educação ambiental e da promoção das boas práticas de coleta seletiva. Hoje, o país recicla 21% dos plásticos pós-consumo e o índice de reciclagem do PVC, plástico mais utilizado para a fabricação de cartões é de 16,3%. “A cadeia produtiva dos plásticos está empenhada e fazendo a sua parte, investindo em educação ambiental, no que tange ao uso consciente e descarte adequado dos produtos, para garantir a preservação ambiental, benefícios econômicos e o bem-estar social”, afirma Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC e da Plastivida.

As entidades têm promovido o projeto Papa Cartão® como forma de disseminar a educação ambiental, a importância da coleta seletiva e da reciclagem para toda sociedade. O projeto já foi adotado por diversas empresas, entidades, eventos em vários locais do Brasil. Dentre estes: a Esplanada dos Ministérios-DF; o Jardim Botânico-RJ; estações de metrô-SP; Abiquim-SP; Sebrae-AL / SP / MT; Porto Seguro, Seguros Unimed, shoppings centers entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *