Comunidade em Bagotá instala coletor de neblina

Protótipo de baixo custo pode coletar 200 litros de água e auxiliar agricultura urbana

Um protótipo capaz de coletar até 200 litros de água por semana foi instalado no bairro de San Luis, em Bogotá, capital da Colômbia. Apelidado de “coletor de neblina”, o desenvolvimento da estrutura é resultado de um esforço coletivo, que uniu moradores e profissionais de design.

O coletor de neblina foi criado pelo estúdio de design Alsar Atelier e pelo designer Oscar Zamora, sendo composto por estruturas de aço envoltas em um tecido plástico branco. Desta forma, a água presente na névoa pode ser condensada e posteriormente recolhida com um sistema de tubos de PVC colocados na parte inferior do protótipo.

O equipamento visa aproveitar as pequenas gotículas de água para, sobretudo, regar cultivos e, assim, promover a agricultura urbana. Porém, a água coletada pode ser usada para fins domésticos, como limpeza e lavagem, o que reduz a dependência da comunidade do abastecimento municipal. Pode ainda ser uma alternativa emergencial para populações com acesso limitado à água potável.

Encomendado pelo líder comunitário do bairro de San Luis, Caesar Salomon, o projeto comunitário buscou criar um material de fácil e rápida montagem, além de durável e facilmente replicável. O protótipo construído pela comunidade em apenas cinco dias, e sem o uso de maquinário pesado ou concreto, tornou-se um marco no bairro.

Foto: Alejandro Saldarriaga
Foto: Alejandro Saldarriaga

“Este inspirador protótipo construído pela comunidade mostra resiliência e engenhosidade no ambiente autoconstruído, capacitando os membros da comunidade local e inspirando mudanças positivas na vizinhança”, afirma a empresa Alsar Atelier em seu site. “É um exemplo brilhante do que pode ser alcançado quando uma comunidade trabalha em conjunto para um objetivo comum, criando um futuro mais brilhante e sustentável por meio do design”, completa.

Ainda segundo os profissionais envolvidos, o processo também inspirou outros membros da comunidade a apresentar soluções inovadoras para enfrentar outros desafios enfrentados pela comunidade. “O projeto construído em San Luis demonstra o poder da colaboração, inovação e sustentabilidade”, afirmam os arquitetos em nota à imprensa. O projeto contou ainda com o apoio da Sociedade Colombiana de Arquitetos.

Foto: Alejandro Saldarriaga

Por: Marcia Sousa

Fonte: Ciclo Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *