Instituto Brasileiro do PVC apoia a Frente Parlamentar da Química 2023, lançada na última quarta-feira

Mais plural e técnica, a agenda 2023/24 da nova legislatura da FPQuímica foi apresentada em cerimônia realizada em Brasília (DF)

O Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC), entidade com 25 anos de atuação como representante legítima dos assuntos referentes ao PVC, marcou presença, na última quarta-feira (19/04), na solenidade realizada em Brasília (DF) para o lançamento da nova legislatura da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica). Na ocasião, o presidente da FPQuímica, deputado Afonso Mota, apresentou os principais pontos da agenda 2023/2024 e a nova comissão executiva.

Na abertura do evento, o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), André Passos, apresentou números representativos do setor. Propôs, como meta ambiciosa, um direcionamento de esforços que levem a indústria química do Brasil do posto de 6ª maior no mundo para o 4º lugar. Para a conquista desse objetivo, porém, Passos apontou a necessidade de barateamento e aumento da oferta de gás natural – um dos insumos mais relevantes para essa indústria. “A essa pauta se agrega o desenho de uma política industrial para o Brasil, que seja ampla e voltada para a economia circular. A Química tem uma grande contribuição a dar nesse aspecto”, afirma Passos.

A FPQuímica foi criada em 2012 com o objetivo de melhorar as políticas públicas e recuperar a competitividade e produtividade do setor Químico Nacional, gerando riqueza e emprego de alta qualificação no Brasil. Em 2021, O IBPVC aceitou o convite para participar do novo modelo de governança da FPQuímica e, juntamente com outras entidades, integra o Conselho Consultivo, responsável pelas propostas de agendas e atividades para o Plano de Trabalho da Frente.

Em 2022, em comemoração aos 10 anos da FPQuímica, foi criado o Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química – IdQ, cujo propósito é funcionar como catalisador de conhecimento e de informações de caráter coletivo e setorial, que apoiem a indústria química produtora e instalada em território brasileiro, e também deem suporte à FPQ para a sua atuação junto ao Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O IBPVC também é um dos associados ao IdQ e, em 2022, participou dos trabalhos que definiram os membros do Conselho Diretor da entidade, que tem como presidente Juliana Durazzo Marra, da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA).

Durante o evento, Juliana Marra, apresentou um compilado de sete temas que receberão atenção do IdQ: energia, financiamento da produção, infraestrutura e logística, reforma tributária, comércio exterior, política industrial e saneamento básico. “É um orgulho estar aqui representando esse grupo de entidades que atua junto ao IdQ. Temos muitas pautas, não apenas aqui, mas também junto ao Executivo. O trabalho colaborativo será contínuo, pretendemos trabalhar muito e já nos dispusemos a colaborar com os parlamentares”, afirmou Juliana.

O Governo Federal também esteve representado no evento pelo secretário de Desenvolvimento Industrial, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima, que afirmou o compromisso do governo com a reindustrialização do país. “Procuramos fazer da pauta da reabilitação da indústria, aquilo que o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin tem definido como neo-industrialização: uma política de Estado e não de governo, uma vez que não se tem efeito de curto prazo quando tratamos de política industrial, de inovação ou de sustentabilidade”, afirmou o secretário.

Para Alexandre de Castro, presidente do IBPVC, o relançamento da FPQuímica traz uma série de oportunidades para a cadeia de valor do PVC, para o setor da Química de modo geral e para todos os segmentos da economia que atende. “O Instituto Brasileiro do PVC parabeniza os envolvidos nessa frente, que discute temas importantes para o desenvolvimento dessa indústria e do país como um todo, tais como as políticas de financiamento na produção e desenvolvimento comercial, assim como as melhorias voltadas à infraestrutura logística e ambiental, incluindo temas de grande relevância como o saneamento básico, por exemplo”, afirma o executivo.

Os parlamentares que compõem a Frente Parlamentar da Química

Afonso Motta (PDT-RS) – Presidente

Kiko Celeguim (PT-SP) – Vice-presidente na Câmara

Vitor Lippi (PSDB-SP) – Coordenador-regional Sudeste

Ivoneide Caetano (PT-BA) – Coordenadora-regional Nordeste

Evair de Melo (PP-ES) – Coordenador Estadual do Espírito Santo

Reimont (PT-RJ) – Coordenador Estadual do Rio de Janeiro

Márcio Biolchi (MDB-RS) – Coordenador Estadual do Rio Grande do Sul

Carlos Zarattini (PT-SP) – Coordenador de Relações Institucionais

Carlos Gomes (REP-RS) – Coordenador de Sustentabilidade

Alceu Moreira (MDB-RS) – Coordenador de Logística Reversa

Zé Neto (PT-BA) – Coordenador de Política Industrial

Vinicius Carvalho (REP-SP) – Coordenador de Reciclagem

Lucas Redecker (PSDB-RS) – Coordenador de Gestão de Substâncias Químicas

Julio Lopes (PP-RJ) – Coordenador de Inovação

Fernando Marangoni (UNIÃO-SP) – Coordenador de Saneamento Básico

Arnaldo Jardim (CID-SP) – Coordenador de Fertilizantes

Daniel Almeida (PC do B-BA) – Coordenador de Ciência e Tecnologia

Eduardo Gomes (SDD-TO) – Coordenador de Saúde

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para representar, defender e difundir os interesses da cadeia produtiva do PVC para o mercado, poder público, academia, entidades nacionais e internacionais, além da sociedade de forma geral, mantendo a individualidade de cada associado e apoiando a integração e o desenvolvimento dessa indústria, fundamentado na postura ética e no respeito ao bem-estar social e ao meio ambiente. Tem como visão consolidar-se como referência legítima e proativa sobre os assuntos relacionados ao PVC, com foco em sua versatilidade, sustentabilidade, eficiência, inovação e qualidade das diversas aplicações. Para mais informações: www.pvc.org.br

Informações à imprensa 

Roberta Provatti 

(11) 99652-4661comunicacao@pvc.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *