Torneio Roland-Garros

O famoso complexo de tênis Roland-Garros, em Paris, recebe milhares de visitantes todos os anos. Construído em 1928, a quadra Philippe-Chatrier é a principal do local, oferecendo assentos para 15.000 espectadores. Embora a quadra tenha passado por reestruturação significativa e obras de melhoria em 2018, recentemente o local passou por uma transformação ainda mais radical: a instalação de um teto retrátil para garantir a continuidade dos jogos mesmo em dias de mau tempo ou durante a noite.

O teto retrátil, construído para o torneio de 2020, é constituído por 11 asas de aço, revestidas por uma membrana translúcida e impermeável de PVC, cobrindo uma superfície total equivalente a 1 hectare e requer cerca de 15 minutos para ser totalmente expandida.

O projeto era desafiador, pois a Federação Francesa de Tênis, detentora do projeto, tinha três expectativas – a expansão total em minutos, a passagem de luz natural e um bom desempenho acústico quando a cobertura estivesse expandida. Embora o desafio fosse difícil, foi vencido com sucesso.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Membrana de PVC

Arquitetos:

ACD Girardet,

Versailles, France

www.acd-girardet.com

Local:

Roland-Garros,

Paris, France

Créditos das imagens:

Maffeis Engineering

Fonte: Wonderfulvinyl (nov/2020)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *