O famoso complexo de tênis Roland-Garros, em Paris, recebe milhares de visitantes todos os anos. Construído em 1928, a quadra Philippe-Chatrier é a principal do local, oferecendo assentos para 15.000 espectadores. Embora a quadra tenha passado por reestruturação significativa e obras de melhoria em 2018, recentemente o local passou por uma transformação ainda mais radical: a instalação de um teto retrátil para garantir a continuidade dos jogos mesmo em dias de mau tempo ou durante a noite.
O teto retrátil, construído para o torneio de 2020, é constituído por 11 asas de aço, revestidas por uma membrana translúcida e impermeável de PVC, cobrindo uma superfície total equivalente a 1 hectare e requer cerca de 15 minutos para ser totalmente expandida.
O projeto era desafiador, pois a Federação Francesa de Tênis, detentora do projeto, tinha três expectativas – a expansão total em minutos, a passagem de luz natural e um bom desempenho acústico quando a cobertura estivesse expandida. Embora o desafio fosse difícil, foi vencido com sucesso.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Membrana de PVC
Arquitetos:
ACD Girardet,
Versailles, France
Local:
Roland-Garros,
Paris, France
Créditos das imagens:
Maffeis Engineering
Fonte: Wonderfulvinyl (nov/2020)