A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, fabricante de tubos e conexões em diversos continentes, apresenta reposicionamento de marca e anuncia uma nova fase em sua comunicação. Após minucioso estudo sobre o comportamento do mercado local, que durou dois anos aproximadamente, a empresa oficializa a dual brand Amanco Wavin por meio de campanha que apresenta o novo conceito: “Conectando o melhor do mundo com a sua obra”.
“Fizemos um cuidadoso levantamento que evidenciou o legado e a força da marca Amanco, de forma que agregamos Wavin à marca e optamos por trabalhar com a dual brand. Queremos somar a essência e raízes do asset local à expertise da nossa marca global e, a partir daí, vamos desenvolver uma plataforma unificada de comunicação sólida e de longo prazo que interaja com todos os públicos com os quais nos relacionamos. A decisão foi tomada para trazer ao mercado local experiência internacional já presente na Amanco, só que agora com uma chancela forte dessa união”, comenta Fábia Guerra, Gerente de Marketing da Wavin no Brasil.
O reposicionamento da marca Amanco Wavin foi elaborado com a ajuda de uma consultoria estratégica conduzida regionalmente pela agência Publicis Brasil e pela empresa de branding Superunion. Para a definição de identidades visual e sonora integradas bem como da campanha de comunicação, o desenvolvimento do projeto contou com auditoria junto aos varejistas da construção civil e com entrevistas e workshops com o público interno das marcas latinas – além dos estudos de mercado.
Dessa forma, para criar a solução visual, a Superunion buscou elementos proprietários que unissem a marca à matriz. O formato de “onda” identificado em ambas se tornou a principal inspiração. Com isso, o discurso entre as duas ficou mais próximo e as “conexões”, um dos principais produtos fabricados pela empresa, ganharam um novo significado simbólico.
As peças para mídias digitais e impressas, criadas pela Publicis, por exemplo, são divididas ao meio e trazem imagens de cidades onde atuam, no mercado europeu e local, ligadas por dois tubos que se unem conectando a dual brand Amanco, de um lado, e Wavin, de outro. O texto reforça que a empresa está unificando a expertise global com as melhores soluções para os projetos da sociedade local. Já no filme, é reforçada a força dos públicos na escolha da marca e interação com o produto. A grande novidade é a conexão das duas marcas local e global.
O soundbrand, por sua vez, foi desenvolvido pela Publicis, em parceria com a produtora A9, que utilizou o som do batuque de tubos de PVC. “Com a evolução para o dual brand, tínhamos o desafio de encontrar uma assinatura musical que correspondesse aos novos atributos da marca e tivesse, ao mesmo tempo, capilaridade regional. Conseguimos chegar a esse equilíbrio utilizando os próprios produtos da empresa como instrumento”, comenta Gustavo Leite, Head de Estratégia da Publicis.
“A mensagem não é sobre o produto em si, mas sobre o que ele é capaz de unir. Todo o nosso trabalho desembocou nesse território, rico e extremamente inspirador”, diz Leite, da Publicis. “Transformamos uma comunicação focada em produto em uma comunicação centrada em propósito, sem deixar de exaltar a qualidade de nossos tubos e conexões. Isso gera uma identificação espontânea imediata e muito forte com o público”, conta Fábia.
Campanha
A campanha começou a ser veiculada dia 7 de novembro, com inserções na mídia digital em geral (canais da Amanco Wavin nas redes sociais, Google etc.), patrocínio em transmissões de futebol e programas jornalísticos no rádio, filme e merchandising em programas de TV, placas de LED nos campos de futebol e comunicação visual em estações de metrô, entre outros.
Ficha Técnica:
Agência: PUBLICIS BRASIL
Produto: DUAL BRAND
Cliente: Patrícia Barreros, Fábia Guerra, Erika Ramos
CCO: Domenico Massareto
Diretor Criativo Executivo: Gustavo Victorino
Diretor de Criação: Samuel Normando
Diretor Associado de Criação: Flavio Reghini
Redator: Nicolas Ciccola
Diretor de Arte: Israel Junior, Nadia Deziderio, Vinicius Claudino
Atendimento: Gabriela Borges, Isabela Atra, Heitor Camenale, Juliana Moreira.
RTV: Renata Sayão, Valeria Andrighetti
Planejamento: Gustavo Leite, Giulia Joau
Midia: Adriana Roza, Mariana Bertogna
Produtora Imagem: Vetor Zero
Diretor: Ricardo Carelli
Assistente de Direção: Roberto Maldonado
Diretores de Fotografia: Fernando Oliveira
Atendimento: Fabi Gimenez
Produtor Executivo: Francisco Puech
Coordenação de Pós: Clara Morelli
Editor: Kaue Kabrera
Finalizadora: Equipe Vetor Zero
Pós-Produção: Equipe Vetor Zero
Produtora de áudio: Lucha Libre
Direção musical: Paulinho Corcione
Produção Musical: Paulinho Corcione e equipe Lucha Libre
Coordenação de produção: Dudu Missono, Leticia Oliveira
Finalização: Equipe Lucha Libre
Atendimento: Daniela Celer
América Latina
Na esteira do novo conceito “Conectando o melhor do mundo com a sua obra”, a Wavin oficializa também o reposicionamento das dual brands Plastigama Wavin (vendida no Equador) e Pavco Wavin (comercializada no Peru, Colômbia e Venezuela), marcas pares da Amanco Wavin, que além do Brasil, é comercializada também na Argentina, México, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, El Salvador e Guatemala.
“A estratégia de comunicação LatAm alinha a solidez e a experiência da Wavin ao conhecimento da cultura e das necessidades locais de cada marca”, explica Patricia Barreros, Head de Marketing e Comunicação LatAm da Wavin. “A nova campanha reforça o nosso propósito de criar mudanças positivas no mundo, construindo ambientes saudáveis e sustentáveis para a sociedade”, finaliza a executiva.
Endomarketing
O lançamento do reposicionamento das marcas da Wavin para o público interno LatAm aconteceu no dia 6 de novembro, em uma live comandada pela apresentadora esportiva do canal Fox Sports do México, Marion Reimers. Ela realizou a apresentação de um estúdio na sede da Wavin LatAm na Cidade do México e, ao longo da programação, contou com a participação de executivos da empresa nos Estados Unidos, Brasil e Peru. A transmissão on-line do evento foi assistida por um total de 6 mil colaboradores dos 13 países da América Latina onde a Wavin está presente com suas marcas.
Com o mote “Conectando o melhor”, a campanha para o público interno pretende mostrar como é possível conectar o talento dos colaboradores da América Latina com a expertise da marca líder em soluções para construções da Europa. “É um momento importante para toda as operações da América Latina e queremos que nossos colaboradores sejam os embaixadores dessa marca dual para nossos clientes e consumidores”, reforça Patrícia. O evento contou ainda com a apresentação do propósito da Wavin (“Construindo ambientes saudáveis e sustentáveis”), vídeo-manifesto da campanha dual brand e participações do VP global de Marketing da Wavin, Frans-Jan van Rongen, e de líderes de territórios, incluindo o diretor-geral da Wavin no Brasil, Daniel Neves, entre outras atrações. A live contou com tradução simultânea para o idioma de cada país.
Sobre a Wavin
A Wavin é fornecedora de soluções inovadoras para o setor de construção e infraestrutura em vários continentes. Com mais de 60 anos de experiência, a empresa está preparada para enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo em fornecimento seguro e eficiente de água, saneamento e higiene, cidades resilientes ao clima e melhor desempenho na construção.
A Wavin tem como foco criar mudanças positivas no mundo e está comprometida em construir ambientes saudáveis e sustentáveis. A empresa se relaciona e colabora com os líderes das cidades, engenheiros, empreiteiros e instaladores, a fim de ajudar a tornar as cidades preparadas para o futuro e as construções confortáveis e eficientes em termos de energia.
Com mais de 12.000 funcionários em mais de 40 países, a Wavin faz parte da Orbia, uma comunidade de empresas unidas por um objetivo comum: melhorar a vida ao redor do mundo.
Sobre a Amanco Wavin
A Amanco Wavin é uma das marcas comerciais da Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC, em 1955, em Zwolle, na Holanda. Hoje está presente em mais de 40 países e é líder na fabricação e no fornecimento de tubulações plásticas. Lançada em 2006 no Brasil, tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, produzindo produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, de infraestrutura e de irrigação.
Sobre a Plastigama Wavin
A Plastigama Wavin é uma das marcas comerciais da Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC, em 1955, em Zwolle, na Holanda. Hoje está presente em mais de 40 países e é líder na categoria de tubos e conexões de plástico para a condução de fluidos. Presente no Equador há mais de 60 anos, tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade. A marca possui em seu portfólio soluções plásticas inovadoras e com alto padrão de qualidade, desenvolvidas para atender residências, hotéis, aeroportos, urbanizações e cidades.
Sobre a Pavco Wavin
A Pavco Wavin é uma das marcas comerciais da Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC, em 1955, em Zwolle, na Holanda. Hoje está presente em mais de 40 países e é líder na categoria de tubos e conexões de plástico para a condução de fluidos. Presente na Colômbia há mais de 60 anos, tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade. A marca possui em seu portfólio soluções plásticas inovadoras e com alto padrão de qualidade, para a condução de água potável, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e projetos de infraestrutura sustentável com geossintéticos.
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