Unipar forma JV com AES Tietê para ampliar competitividade via acesso de energia por meio de fontes renováveis

Construção de parque eólico na Bahia vai viabilizar o fornecimento de energia elétrica no longo prazo para a indústria química no país e permitir venda de excedente no mercado livre de energia elétrica (ACL)

A Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, e a AES Tietê, uma das principais geradoras de energia renovável, acabam de constituir uma joint venture para geração de energia eólica, reforçando a estratégia da indústria química na busca de soluções energéticas sustentáveis para o seu negócio.

Anunciada em novembro de 2019, a negociação, recém-concretizada, envolve a construção de um complexo de geração de energia eólica, com capacidade instalada de 155 MW médios, equivalentes a 78 MW médios de energia assegurada a P50, nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci, todos no estado da Bahia. A parceria, além de oportunidade de investimento em fontes de energia limpa, representa o primeiro movimento efetivo da empresa para integração de suas operações com o elo anterior da sua cadeia produtiva, conferindo maior competitividade e sustentabilidade ao seu negócio.

Atualmente, energia elétrica é um dos insumos de maior peso dentro do processo produtivo de soda e cloro, utilizados em inúmeros segmentos da atividade econômica no país. “Consideramos este investimento estratégico, na medida em que ampliará nossa condição futura de competitividade, em um mercado marcado por competição local e global que demanda a busca contínua por eficiência. Queremos fortalecer nossas práticas produtivas aliadas à visão de sustentabilidade ponta a ponta”, explica o CEO da Unipar, Maurício Russomanno.

O início da obra está previsto para o primeiro semestre de 2021 e sua conclusão, no final de 2022. A Unipar firmou contrato de consumo de 60 MW médios com a JV, por um período de 20 anos, com o início da sua vigência previsto para 2023. A parcela de energia remanescente produzida será comercializada pela JV no mercado livre.

A AES Tietê foi selecionada como parceira estratégica por seu histórico de atuação com fontes de energia limpa, além da capacidade técnica reconhecida internacionalmente. Para Ítalo Freitas, CEO da empresa, a parceria corrobora com a estratégia da companhia em continuar seu crescimento no País, com portfólio 100% renovável, oferecendo cada vez mais soluções que agreguem valor aos clientes.

A formalização ocorre pouco mais de seis meses após a assinatura de um protocolo de intenções, que previa o cumprimento de algumas exigências para todos os players envolvidos na operação.

Próximos passos

A construção de todo complexo será coordenada pela AES Tietê. O projeto conta com a nova plataforma Siemens Gamesa 5.X, com aerogeradores de 115 metros de altura, com potência de até 6,2 MW, e rotor de 170 metros de diâmetro, a maior máquina “on shore” do Brasil, e adequadas às condições de vento local. Os fornecedores de toda a estrutura dos aerogeradores, por exemplo, já foram contratados.

“Fomos pioneiros como grande consumidor do mercado livre de energia. Agora, seguimos firmes para fazer história, mais uma vez, tendo neste projeto de grande envergadura a nossa conexão com o futuro inexorável de nossa indústria, alicerçado pelo compromisso de geração de valor ao negócio e da atuação sustentável”, afirma Russomanno, CEO da Unipar.

“É uma satisfação para a AES Tietê ser reconhecida pela Unipar como o parceiro ideal de negócios em um projeto desta magnitude, que permitirá à empresa entrar em um novo mercado de atuação de forma mais sustentável”, conclui Freitas.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, insumos que formam a base de todas as indústrias e tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão).

Com atuação de cerca de 1.400 funcionários em seus escritórios e plantas industriais em Cubatão (SP) e Santo André (SP), no Brasil, e Bahía Blanca, na Argentina, a Unipar tem foco em qualidade, segurança, respeito ao meio ambiente, integração comunitária e valorização de seus colaboradores.

Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de seu Conselho Consultivo Comunitário (CCC), que reúne vizinhos, organizações sociais e representantes da empresa. Além disso, é pioneira na implementação do Programa Fábrica Aberta, que mantém suas plantas abertas aos visitantes durante todos os dias do ano, 24 horas por dia.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. Possui 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia, e dois Complexos Solares no Estado de São Paulo, o Complexo Guaimbê e o Complexo Ouroeste.

O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

Fonte: Unipar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *