Grendene lança e-commerce da Rider e aposta na economia circular

A tradicional marca de calçados Rider acaba de ganhar um e-commerce próprio e um programa de inovação sustentável, marcado pelo lançamento da coleção R4, que contém quatro modelos de calçados veganos. Os produtos são fabricados pela Grendene, uma das maiores exportadoras do mundo do setor.

Os novos calçados são produzidos com até 82% de material reciclado a partir de resíduos da própria fábrica e de garrafas pet. As novidades têm o menor impacto ambiental da história da empresa.

“Nós estamos aperfeiçoando nossa operação, criando e desenvolvendo tecnologias e métodos que possam tornar a Grendene ainda mais ecoeficiente. Acreditamos que é possível e necessário produzir com menor impacto, seja do ponto vista ambiental e do nosso propósito, de contribuir para um mundo melhor, seja do ponto de vista de negócio, para acompanhar as tendências de mercado”, diz Carlos Carvalho, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Grendene.

A Grendene também vai ampliar a coleta de calçados sem condições de uso, reuso (doação) ou troca, que já acontece com os produtos Melissa. A partir de agora os postos de coleta dos Clubes Melissa também passam a receber calçados Rider para reciclagem. “Estamos investindo na economia circular para tornar o conceito uma realidade cada vez mais presente na nossa atuação”, diz Carvalho.

A companhia também relançou no último dia 15 de outubro o clássico modelo Melissa Flox Limited Edition, com sandálias produzidas com PVC 100% reciclado. O calçado foi fabricado a partir de outras sandálias Melissa que foram descartadas pelos consumidores em coletores instalados em mais de 320 Clubes Melissa pelo Brasil em outubro do ano passado.

Sustentabilidade na pauta há uma década

A Grendene tem uma área e uma equipe específica de sustentabilidade há mais de uma década. Nos últimos anos, a companhia investiu em iniciativas com foco em melhorias na linha de produção, novas tecnologias, em energia renovável e no desenvolvimento de produtos de menor impacto.

Hoje, todos os calçados da Grendene já são veganos, feitos com PVC 100% reciclável e contam com até 30% de material reciclado. Entre as metas da companhia, estão a ampliação do percentual de matéria-prima renovável, o investimento em pesquisas sobre o impacto ambiental e encerrar 2020 com índice de 100% de reuso de água em todas as fábricas no Brasil.

O foco na redução de emissão de CO2 também é uma das principais prioridades da companhia. “Quando introduzimos material reciclado em nossos calçados, temos a possibilidade de redução entre 30% a 50% das emissões de CO2 equivalente, relacionadas às etapas de extração, transformação e transporte dos materiais”, afirma Carvalho.

A empresa também está ampliando o uso de energia solar. Nas fábricas do Ceará, a empresa evita a emissão de quase mil toneladas anuais de CO2 na atmosfera com o uso deste tipo de energia. Entre 2013 e 2019, a Grendene reduziu o consumo de água necessária para produzir cada par de calçado de 2,04 litros para 1,41 litro, o que representou uma queda de 27%.

Imagens: Divulgação

Fonte: Mercado & Consumo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *