PVC: conheça as utilidades do material para casa e jardim

Ideias vão desde decoração de parede, coletor de água do ar-condicionado até criação de jardim vertical com tubos de PVC; confira como fazer

O policloreto de vinila, mais conhecido como PVC, é um material usado no setor de construção civil, só que tem outras diversas utilidades que podem reorganizar um canto da casa ou, até mesmo, criar um dispositivo capaz de armazenar e reaproveitar a água do ar-condicionado.

Com o cano de PVC, dá para personalizar uma parede, criar um jardim vertical em casa, fazer uma luminária… São várias as possibilidades e o É de Casa montou uma lista das mil e uma utilidades do material.

Parede 3D

Cano de PVC vira molde para criar parede 3D — Foto: TV Globo

Que tal deixar sua casa mais moderna e criar uma parede 3D? O designer Edgar Moraes desenvolveu uma técnica para fazer os moldes de tijolos de gesso com um cano de PVC. A parede fica um charme.

Luminária articulada

Essa luminária articulada ficou uma graça! — Foto: Raíssa Cavaignac/Gshow

Um cano, uma lixa e um spray são capazes de produzir uma luminária que pode mudar de posição conforme o lugar em que ficará. É ideal para a casa ou aquele canto reservado no escritório.

PVC no reaproveitamento de água

Dispositivo criado com PVC colhe água que era desperdiçada do ar-condicionado — Foto: TV Globo

Existem diversas formas de economizar água e, assim, diminuir o valor das contas e fazer um bem ao planeta. Dá para escovar os dentes com a torneira fechada, tomar banhos mais rápidos, juntar o máximo de roupa possível para lavar tudo de uma vez e, inclusive, reutilizar a água que cai do ar-condicionado.

O Tiago Oliveira, telespectador do É de Casa, inventou um coletor que capta até 10 litros. Dependendo do tamanho do cano PVC que você usar, pode armazenar mais água.

Aquecedor caseiro para economizar energia elétrica

Tubos de PVC, caixas de leite e garrafas PET se transformam em um aquecedor que economiza energia elétrica — Foto: TV Globo

O físico Carlos Eduardo ensinou a fazer um aquecedor de água usando materiais recicláveis: garrafas PET, caixas de leite e tubos de PVC. Ele orientou a pintar a caixa de leite de preto, porque a cor absorve mais calor, usar garrafas que tenham o mesmo tamanho (de 1,5 litro ou 2 litros) e testar o aparelho em uma área que não seja o telhado – local em que deve ser instalado.

Jardim vertical

Se você quer fazer um jardim na sua casa, mas está sem ideia de como criá-lo, Fabio Basso mostrou uma dica que deixa o ambiente despojado e não ocupa muito espaço: um jardim vertical com tubos de PVC.

Depois que o horto estiver pronto, é a hora de plantar. A paisagista Adriana Schüler indicou espécies de plantas para cultivar em espaços internos e com sombra: samambaias, peperômias e violetas são as mais indicadas. A Kalanchoe e os temperos são vegetais que precisam de sol, mas resistem dentro de casa.

Matéria completa no link.

Fonte: Gshow

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *