Ideias vão desde decoração de parede, coletor de água do ar-condicionado até criação de jardim vertical com tubos de PVC; confira como fazer
O policloreto de vinila, mais conhecido como PVC, é um material usado no setor de construção civil, só que tem outras diversas utilidades que podem reorganizar um canto da casa ou, até mesmo, criar um dispositivo capaz de armazenar e reaproveitar a água do ar-condicionado.
Com o cano de PVC, dá para personalizar uma parede, criar um jardim vertical em casa, fazer uma luminária… São várias as possibilidades e o É de Casa montou uma lista das mil e uma utilidades do material.
Parede 3D
Que tal deixar sua casa mais moderna e criar uma parede 3D? O designer Edgar Moraes desenvolveu uma técnica para fazer os moldes de tijolos de gesso com um cano de PVC. A parede fica um charme.
Luminária articulada
Um cano, uma lixa e um spray são capazes de produzir uma luminária que pode mudar de posição conforme o lugar em que ficará. É ideal para a casa ou aquele canto reservado no escritório.
PVC no reaproveitamento de água
Existem diversas formas de economizar água e, assim, diminuir o valor das contas e fazer um bem ao planeta. Dá para escovar os dentes com a torneira fechada, tomar banhos mais rápidos, juntar o máximo de roupa possível para lavar tudo de uma vez e, inclusive, reutilizar a água que cai do ar-condicionado.
O Tiago Oliveira, telespectador do É de Casa, inventou um coletor que capta até 10 litros. Dependendo do tamanho do cano PVC que você usar, pode armazenar mais água.
Aquecedor caseiro para economizar energia elétrica
O físico Carlos Eduardo ensinou a fazer um aquecedor de água usando materiais recicláveis: garrafas PET, caixas de leite e tubos de PVC. Ele orientou a pintar a caixa de leite de preto, porque a cor absorve mais calor, usar garrafas que tenham o mesmo tamanho (de 1,5 litro ou 2 litros) e testar o aparelho em uma área que não seja o telhado – local em que deve ser instalado.
Jardim vertical
Se você quer fazer um jardim na sua casa, mas está sem ideia de como criá-lo, Fabio Basso mostrou uma dica que deixa o ambiente despojado e não ocupa muito espaço: um jardim vertical com tubos de PVC.
Depois que o horto estiver pronto, é a hora de plantar. A paisagista Adriana Schüler indicou espécies de plantas para cultivar em espaços internos e com sombra: samambaias, peperômias e violetas são as mais indicadas. A Kalanchoe e os temperos são vegetais que precisam de sol, mas resistem dentro de casa.
Matéria completa no link.
Fonte: Gshow