Tecnologia do PVC

A informação e o conhecimento são as bases do desenvolvimento social e é por meio desse conhecimento que criamos os alicerces para construir, para melhorar e para crescer. Nesse contexto, há mais de 20 anos, o Instituto Brasileiro do PVC reúne informações técnico-cientificas sobre este material versátil e repleto de atributos e as disponibiliza à sociedade (indústria, academia, poder público, varejo, formadores de opinião e sociedade de modo geral) para que essa possa fazer o melhor uso do PVC.

Por se tratar de um produto extremamente versátil e com excelente custo-benefício, o PVC está presente em soluções destinadas a diversos setores da economia, dentre eles aplicações sensíveis como transporte de água potável, bolsas de sangue e soro e embalagens de medicamentos, e outros produtos como aqueles da arquitetura e construção civil, segmento calçadista, embalagens em geral, brinquedos, automóveis e outros.

Essa cadeia produtiva se capacitou, ao longo dos anos, para que as soluções desenvolvidas sejam as mais modernas, eficientes e adequadas, ao ponto de garantirem a melhor performance e para que seu descarte ocorra de forma adequada, promovendo emprego, renda, bem-estar e a preservação ambiental.

Estamos inseridos em uma rede mundial de informação e desenvolvimento sobre o PVC e compartilhamos esses dados e estudos científicos para que a cadeia de valor brasileira possa obter do PVC seu melhor desempenho. As mais recentes publicações do Instituto Brasileiro do PVC são exemplos desse trabalho.

Uma dessas publicações é o livro “Tecnologia do PVC”, que chega a sua terceira edição com o intuito de apresentar as diversas tecnologias que envolvem o PVC, suas aplicações, reciclabilidade e função socioeconômica à sociedade.

Nessa obra estão expressos conhecimentos globais e atualizados da cadeia produtiva do PVC, com destaque para as particularidades da indústria brasileira. Abordamos desde aspectos relacionados à obtenção do PVC pelos vários processos de polimerização, as características e as propriedades das resinas de PVC, informações sobre os diversos aditivos empregados aos compostos de PVC, os diferentes processos de transformação, incluídos aqueles dedicados ao plastisol, além de informações valiosas para o dia-a-dia da indústria, comodatos de comportamento ao fogo, resistência química, entre outros.

Este livro representa uma contribuição à evolução tecnológica da cadeia produtiva do PVC, como meio de alcançar produtos que atendam aos cada vez mais exigentes requisitos de desempenho a custos compatíveis. A publicação vem sendo utilizada por profissionais do setor, assim como por estudantes de universidades como a Federal de São Carlos, o Mackenzie e as FATECs, nas quais o Instituto tem realizado cursos para abordar os principais temas relacionados ao PVC.

Com base técnica e científica, todo o trabalho que realizamos visa comunicar os potenciais de um material capaz de incrementar negócios e promover melhorias para toda a sociedade. Nosso compromisso é com a geração de resultados para a prosperidade da cadeia de valor a que servimos, além da contribuição para o bem-estar da sociedade a que pertencemos.

Por Miguel Bahiense

Miguel Bahiense é presidente do Instituto Brasileiro do PVC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *