Soluções ao alcance de todos

Vivemos os tempos difíceis de uma pandemia e, de repente, nos deparamos com soluções inusitadas que têm ajudado a salvar vidas. Tivemos notícia, por exemplo, de túneis de desinfecção que foram desenvolvidos no SENAI e instalados em hospitais da Bahia. São túneis que podem ser feitos com tubulação, forros e até sistemas construtivos de PVC, além das bombas de alta pressão e bicos aspersores para a nebulização da solução e a descontaminação. Também soubemos que o Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está desenvolvendo equipamentos complementares para os profissionais de saúde que trabalham no combate ao coronavírus, a partir de filamento de impressão 3D, elástico e chapas transparentes de PVC.

Mais próximos do nosso dia a dia, ao sairmos na rua nos deparamos com as pessoas usando filme de PVC para embrulhar o celular ou a maquininha do cartão de débito/crédito, para que não haja contaminação nos vãos do teclado e para que a higienização seja facilitada. Quantas soluções sustentáveis!

Precisou uma pandemia para evidenciar todos os benefícios do PVC, principalmente quando se fala em sustentabilidade? É claro que não. Há muitos anos, o PVC vai além de suas aplicações tradicionais e, por sua versatilidade (possibilidade de cores, transparência, texturas, maleabilidade, rigidez ou flexibilidade, etc) vem sendo usado como solução eficaz e economicamente viável para diversas questões do cotidiano, principalmente na saúde.

Em 2006, tomamos conhecimento do trabalho da terapeuta ocupacional, Grace Gasparini, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS), que desenvolveu mobiliários adaptados em PVC que são usados no dia a dia de crianças com disfunções neuromotoras (www.mobiliariosadaptadospvc.com.br). Ganhadores do prêmio internacional INOVYN Awards 2019, esses mobiliários – cadeiras, mesas, andadores, carteiras escolares, cadeiras de banho, entre outros – que substituem equipamentos muitas vezes importados e caros, trazem inúmeras vantagens. Eles são desenvolvidos para cada criança especificamente e podem ser adaptados conforme o crescimento dessas crianças. São leves e de fácil manuseio. Resistem à água, são duráveis, fáceis de limpar e proporcionam excelentes resultados terapêuticos. Além disso, possibilitam que as famílias, mesmo as de baixa renda, tenham acesso ao equipamento e participem da construção do mobiliário, aumentando a interação com as crianças.

Outro desenvolvimento na área da saúde é o módulo inflável de PVC, ConfortBanho (www.confortbanho.com.br). O produto permite o banho completo no leito e foi desenvolvido, a partir da ideia de um enfermeiro brasileiro, por uma startup também nacional. Trata-se de um produto pensado e desenvolvido para facilitar a vida dos pacientes acamados e de seus cuidadores no momento do banho.

A cadeia produtiva do PVC inova diariamente. O PVC cada vez mais acompanha as demandas do mercado e se apresenta como solução, tanto nas aplicações voltadas à indústria formal, quanto em seu reaproveitamento e reciclagem. Unir eficiência, benefícios sociais, ambientais e econômicos se traduz na sustentabilidade do PVC.

Por Miguel Bahiense

Miguel Bahiense é presidente do Instituto Brasileiro do PVC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *