Arii Irie Architects divide o interior de uma academia com uma cortina feita com tiras de PVC laranja em Tóquio

Com o rápido aumento do número de academias de ginástica nos últimos anos, os arquitetos da Arii Irie foram desafiados a propor um conceito inovador no design do interior de uma delas. Diferentemente dos locais normais destinados a exercícios, o conceito da academia “Cell’, localizada em Tóquio, é de um centro profissional de treinamento pessoal que oferece o treinamento em locais pequenos (em celas), daí o nome. A academia oferece não apenas treinamento físico, mas também aconselhamento nutricional, tratamento com inalação de gás hidrogênio e equipamentos de coleta de sangue.

Uma cortina de PVC separa o interior da academia da recepção

Era necessário criar um espaço que transmitisse seriedade em relação à saúde, onde o treinamento contribuísse solidamente para um resultado positivo. A Arii Irie Architects projetou uma cortina de tiras de PVC laranja curvada como um limiar entre a vida cotidiana e o treinamento. A cor vívida das tiras enfatiza o contraste entre os dois mundos, enquanto a ação de passagem inspira a consciência da transição para uma fase diferente.

As tiras permitem a entrada de qualquer lugar na academia

Como resultado a Arii Irie Architects criou um espaço duplo com dois personagens diferentes, que são mantidos unidos pela cortina laranja. A qualidade translúcida dos elementos permite que a luz brilhe de um lado para o outro e até orienta as pessoas a se moverem pelo espaço. A cortina curva cria um interior dinâmico que combina com a atmosfera energizante da academia.

O interior da academia é simples e rústico
A recepção vista da entrada
A cortina curva guia o visitante para os vestiários
Vista principal
O nome da academia reflete o conceito
Visão aproximada da cortina de PVC

Informações sobre projeto

Local: Tóquio, Japão

Arquitetos: Arii Irie Architects / Atsuo Arii, Kako Irie, Yatsuaki Komuro, Yasuyuki Sato

Design do material: Yuki Tsutsumi 

Iluminação: Atsushi Sugio / Sugio Lighting Design Office 

Fotografia: Toshiyuki Udagawa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *