Arquiteto cria casas emergenciais para proteger moradores de rua durante a pandemia

Com 1,8 metro de largura, o módulo conta com cama e reservatório de água

As principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o coronavírus é que as pessoas fiquem em suas casas e lavem as mãos frequentemente. Duas indicações que parecem fáceis de cumprir, mas que levaram o arquiteto Clau Nascimento a refletir sobre os moradores de rua.

“Fiquei pensando que, com a falta de informação, eles estariam assustados com a cidade vazia e a possível contaminação”, explica o profissional que em três dias desenvolveu um módulo residencial temporário em parceria com o também arquiteto Luís Tada. A minicasa com 1,8 x 2,1 x 2,2 m conta com cama e reservatório de água, e é feita a partir de tubos de PVC e pode abrigar uma pessoa por quatro a seis meses. “Nesse tempo seria possível garantir a segurança e os serviços necessários”, afirma Nascimento.

A escolha pelo material foi intencional já que ele cria uma estrutura leve, de fácil montagem e que pode ser realizada por apenas uma pessoa em aproximadamente quatro horas – para evitar aglomerações. A casa tem custo médio de R$ 700 e o objetivo do arquiteto é encontrar instituições dispostas a financiar o projeto para ajudar os moradores de rua. 

De acordo com o Nascimento, algumas pessoas já demonstraram interesse e pretendem montar algumas unidades de teste. “A ideia foi bem aceita. Fico bem feliz com a oportunidade”, finaliza.

Fonte: Casa Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *