Ammar Kalo reaproveita pedaços de tubos de esgoto para fazer bancos de PVC

O designer Ammar Kalo utilizou um material pouco convencional para criar uma de suas peças de mobiliário mais recentes. O projeto, intitulado “banco de PVC”, teve foco na reciclagem de plásticos descartados e, em particular, no uso de tubos de esgoto quebrados para criar um banco para duas pessoas. Encomendado pela Bee’ah – uma empresa de gerenciamento de resíduos com sede nos Emirados Árabes Unidos – o trabalho faz parte de uma parceria contínua para transformar subprodutos em objetos de design funcionais.

O design é simples e composto de apenas quatro partes, permitindo que a atenção recaia na materialidade da bancada. As peças de PVC trituradas, que geralmente são vendidas como resíduos, foram usadas por Kalo para a construção da parte superior do assento. Os demais elementos, as pernas e o apoio do assento, foram fabricados com restos de madeira de projetos anteriores.

A bancada é feita usando técnicas avançadas de fabricação digital, bem como ferramentas convencionais. Sua forma simples e detalhes orgânicos contrastam com a natureza “plástica” do PVC. Os planos vertical e horizontal se esticam, deformam e perfuram um ao outro para criar uma composição sutil que expressa uma sensação de suavidade. Os fragmentos de tubo laranja também criam um padrão de superfície distinto, que complementa o grão natural da madeira de nogueira.

Informações do projeto 

Nome: Banco de PVC

Encomendado por: Bee’ah

Designer: Ammar Kalo

Equipe: Ammar Kalo, Ibrahim Ibrahim

Materiais: tubos de PVC triturados reutilizados, resina, madeira de nogueira

Ano: 2019

Fonte: Designboom (www.designboom.com) 

Imagens: Ammar Kalo and Alex Callueng

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *