Pé firme na sustentabilidade

A marca Manolita inova ao substituir saltos de plástico por canos de PVC que seriam descartados

Uma temporada de estudos em Nova York sobre o novo comportamento sustentável do mercado da moda foi determinante para a designer e empresária Débora Leal, à frente da Manolita, promover uma grande mudança na cadeia produtiva da marca de sapatos. 

A label já nasceu com o propósito de ser slow fashion e, desde sua criação, em 2010, esteve engajada em utilizar técnicas de trabalho sustentável, 100% artesanal e transparente, apostando na fabricação handmade, sem a utilização de maquinários. Mas, para Débora, “ainda faltava encontrar uma forma legitima de trazer essa sustentabilidade empregada em nossa produção para o produto final”. 

Com a vontade em mente e com o propósito de “não jogar mais um lixo no mundo e, sim, retirar lixo”, a designer teve a ideia de substituir o tradicional salto de plástico por um cano de PVC, o mesmo usado em construções, que seria descartado. Para Débora, o PVC é a síntese do que a Manolita buscava: conforto, beleza, segurança e sustentabilidade. Para a primeira produção de sapatos com o novo conceito, a marca comprou 300 quilos de canos descartados em ferros-velhos na cidade de São Paulo. “Foi uma revolução muito mais interna, que acabou por gerar um impacto externo relevante. Não poderíamos estar mais felizes”, conta a designer. 

A partir de agora, a novidade passa a integrar os saltos da marca. Nas peças conceito, o cano de PVC ficará aparente; nos demais calçados com salto redondo, caso do listrado da foto acima, o cano será revestido com couro. “O material é forte, bonito e tem qualidade. Com ele, encontramos nosso propósito de sustentabilidade”, afirma Débora. 

Fonte: Revista Harper’s Bazaar Brasil

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