Crianças participam de programação gratuita de férias em Fernando de Noronha

Garotada fez passeio na canoa havaiana e viu a fauna marinha no Porto de Santo Antônio. Atividades das Férias Ecológicas são realizadas na ilha até o dia 1º de fevereiro.

Crianças de Fernando de Noronha começaram a participar da programação das Férias Ecológicas 2020, oferecida gratuitamente na ilha. Na terça-feira (7), garotos com idade de 3 a 6 anos se divertiram em um passeio de canoa havaiana no Porto de Santo Antônio e observaram a fauna marinha do local.

Para iniciar as atividades, foi preciso esperar a chuva passar. A criançada estava animada e nem se importou, pois tudo era motivo de brincadeira. Quando a chuva deu uma trégua, as crianças foram divididas em dois grupos: enquanto um fazia o passeio, o outro utilizava uma lupa artesanal, produzida com material reciclado, para observar animais marinhos.

A lupa foi confeccionada com um cano de PVC e um vidro transparente foi usado como lente. As atividades são promovidas pelo Projeto Golfinho Rotador e têm o objetivo de divertir os estudantes no período de férias escolares, aliando a programação à educação ambiental.

Filhotes de tubarão foram vistos pelas crianças durante as atividades

“O propósito das Férias Ecológicas é passar algum tipo de conhecimento de preservação do meio ambiente. Estudos comprovam que, quanto mais cedo a criança tem a imersão na natureza, mais fácil no futuro ela se transformar num guardião do meio ambiente”, declarou a coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador, Cíntia Gerling.

As crianças curtiram o passeio de canoa havaiana. “Eu gostei muito do passeio de canoa, todo ano eu participo das Férias Ecológicas”, contou Valentina Albuquerque, de 6 anos.

“Com a lupa, eu vi uma tartaruga e muitos peixinhos. Eu gostei muito”, afirmou Caíque José Honório, de 4 anos. “Eu gostei do passeio na canoa e também vi os filhotes de tubarão, foi muito legal”, disse Natan da Silva, de 6 anos.

Criançada observou a fauna marinha com lupa artesanal 

A programação também é realizada com crianças de 7 a 9 anos, de 13 a 18 de janeiro. A garotada com idade entre 10 e 12 anos tem atividades de 20 a 25 de janeiro. A turma de 13 a 15 anos participa no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro.

As 30 vagas oferecidas para cada faixa etária foram preenchidas no período de inscrições. O Projeto Golfinho Rotador faz trabalhos de pesquisa e preservação do meio ambiente em Fernando de Noronha desde 1990 e recebe apoio do Programa Petrobras Socioambiental.

Por Ana Claro Marinho 

Fotos: Ana Claro Marinho/TV Globo

Fonte: G1 – Pernambuco – 08/01/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *