Conhecimento que conecta

A informação é a base do desenvolvimento sustentável. É por meio da informação e do conhecimento que criamos os alicerces para construir, para melhorar e para crescer. Nesse contexto, há 22 anos, o Instituto Brasileiro do PVC foi criado para reunir conhecimento técnico científico sobre este material versátil e repleto de atributos e aproximar essas informações da sociedade (indústria, academia, poder público, varejo, formadores de opinião e sociedade de modo geral).

Por se tratar de um produto que possibilita diversas aplicações nas mais variadas áreas da economia, nos capacitamos ao longo desses anos para contribuir, por meio do conhecimento, para que as soluções desenvolvidas sejam as mais modernas e eficientes, para que as aplicações do produto sejam adequadas ao ponto de garantirem a melhor performance e para que seu pós-consumo seja sustentável, promovendo emprego, renda, bem-estar e a preservação ambiental.

Fazemos parte de uma rede mundial de informação e desenvolvimento sobre o PVC e compartilhamos esses dados e estudos científicos para que a cadeia de valor brasileira possa se apoiar em nosso trabalho para atuar sempre na vanguarda junto ao mercado.

Vamos além da disseminação do conhecimento sobre o produto em si e atuamos sobre as técnicas de aplicação em segmentos diversos, orientando sobre o modo de se obter do PVC seu melhor desempenho. As mais recentes publicações do Instituto Brasileiro do PVC são exemplos desse trabalho.

O livro “Tecnologia do PVC” chega a sua terceira edição com o intuito de apresentar as diversas tecnologias que envolvem o PVC, suas aplicações, reciclabilidade e função socioeconômica à sociedade. A publicação, de cunho altamente técnico, vem sendo utilizada por profissionais do setor, assim como por estudantes das universidades como a Federal de São Carlos, o Mackenzie e as FATECs, nas quais o instituto tem realizado cursos para abordar os principais temas relacionados ao PVC como a obtenção desse plástico pelos vários processos de polimerização, características e propriedades das resinas, aditivos utilizados junto à resina para a obtenção de compostos, diferentes processos de transformação pelos quais esse plástico pode passar, além de informações sobre sua reciclagem e sustentabilidade. Na mesma linha de orientação para o profissional que especifica a utilização ou mesmo que aplica os produtos de PVC e se preocupa com as normativas técnicas, foi desenvolvido um manual sobre o comportamento do PVC em situações de incêndio, que além de mostrar que se trata de um produto dos mais seguros quando acontece esse tipo de ocorrência, orienta o profissional quanto ao uso correto. Da aplicação à sustentabilidade, as publicações e estudos que produzimos e divulgamos também abordam as características sustentáveis do PVC, que vão desde sua composição — 57% proveniente do sal marinho e 43% do eteno- passando por aplicações em que sua ecoeficiência se sobressai, como em janelas, e aplicações que por si só levam proteção e saúde (saneamento básico, condução de água, medicina, entre outras), até chegar em sua reciclabilidade.

Nosso propósito é disseminar a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade. E nossas ferramentas mais eficazes são o conhecimento e o diálogo com os envolvidos na produção, na aplicação e no consumo do PVC.

Com base técnica e científica, comunicamos os potenciais de um material capaz de incrementar negócios e promover melhorias para toda a sociedade, e ampliamos a percepção positiva de indústrias e órgãos públicos, dos especificadores dos mais variados mercados e de toda a sociedade sobre o PVC. Com base no relacionamento transversal com esta cadeia de valor, o Instituto Brasileiro do PVC se coloca como o elo fundamental nas articulações para fortalecê-la.

Por Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC

Fonte: Guia Plástico Sul 2019/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *