Universidade Federal de São Carlos realiza mais uma edição do curso Tecnologia do PVC em parceria com o Instituto Brasileiro do PVC

As aulas serão ministradas ao longo do segundo semestre, para os alunos de Engenharia

Será iniciada, no dia 20 de agosto, a quarta edição do curso “Tecnologia de PVC”, como disciplina optativa para alunos dos cursos de graduação em Engenharia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A iniciativa é realizada desde 2016 em parceria com o Instituto Brasileiro do PVC.

O objetivo é aproximar os futuros profissionais, que logo estarão atuando no mercado, do mundo do PVC, apresentando conhecimento técnico sobre o material. São informações sobre as propriedades, características, versatilidade e possibilidades de aplicação sobre um dos plásticos mais utilizados mundialmente.

As aulas serão ministradas semanalmente por especialistas do setor que vão abordar, desde formas de obtenção do PVC, aditivação, compostos de PVC flexível e rígido, blendas poliméricas, processo de transformação, entre outros assuntos, até questões relacionadas a aspectos toxicológicos, regulatórios e temas ambientais que envolvem o PVC.

“Já é uma tradição da universidade e dos cursos de Engenharia trazer para nossos alunos o conhecimento e a expertise dos profissionais que atuam hoje no mercado e que acompanham o desenvolvimento da cadeia produtiva do PVC”, afirma o Prof. Luiz Antonio Pessan, chefe do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar e docente responsável pela disciplina Tecnologia de PVC.

Para o presidente do Instituto Brasileiro do PVC, Miguel Bahiense, a parceria tem se somado aos esforços do instituto para aproximar a academia das práticas do mercado, contribuindo para o uso adequado do PVC. “O conhecimento compartilhado faz com que os resultados obtidos nas diversas aplicações do PVC sejam os melhores em eficiência, assim como ambientalmente e economicamente”, completa o executivo.

Livro “Tecnologia do PVC” – Bahiense lembra que, em apoio às parcerias com as universidades e investindo no fomento da informação sobre as diversas tecnologias que envolvem o PVC, suas aplicações, reciclabilidade e função socioeconômica, o Instituto Brasileiro do PVC lançou a terceira edição do livro “Tecnologia do PVC”.

A publicação traz um amplo conteúdo sobre os principais temas relacionados ao PVC abordando aspectos relacionados à obtenção desse plástico pelos vários processos de polimerização, características e propriedades das resinas de PVC, aditivos utilizados junto à resina para a obtenção de compostos de PVC, diferentes processos de transformação pelos quais esse plástico pode passar, além de informações sobre sua reciclagem e sustentabilidade.

O livro “Tecnologia do PVC” pode ser adquirido na Livraria da Vila ou pelo site do Instituto Brasileiro do PVC.

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para reunir e promover conhecimento técnico-científico sobre o PVC, com a crença de que através da sua versatilidade podemos oferecer soluções sustentáveis para a saúde, habitação e bem-estar da sociedade. Desta forma buscamos disseminar a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade. Para mais informações: www.pvc.org.br

Informações à imprensa 
Comunicação IBPVC 
(11) 2148-4735 
Roberta Provatti 
(11) 99652-4661
comunicacao@pvc.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *