Take My Hand

Sob o tema “Democracia” para a série do pavilhão BCN re.set em Barcelona, o designer israelense Yael Reisner e o arquiteto inglês Peter Cook colaboraram para imaginar e tornar realidade o projeto “Take My Hand” de Barcelona na Plaça de la Mercè. O espaço público se transformou num local para celebrar casamentos civis que, como um evento social, representam uma celebração dos direitos humanos estendidos. Em alguns países, a inclusão de novas possibilidades para os casamentos inter-religiosos, os casamentos não religiosos, e os casamentos do mesmo sexo oferece uma liberdade que não estava disponível antes.

Como característica marcante do projeto, uma estrutura inflável azul brilhante de PVC em forma de mão fica suspensa por cima da praça para servir como um dossel de sombra para os eventos. Abaixo, uma passarela de madeira erguida forma o corredor cerimonial e o palco, rodeada por 21 colunas cobertas de plantas.

O dossel tem a sua forma e cor inspiradas no logo universal dos direitos humanos, a fim de simbolizar claramente as intenções do pavilhão de promover os direitos fundamentais nas sociedades civilizadas. Além disso, o tom azul claro do objeto inflável se funde com o céu em certos momentos do dia, aumentando o seu encanto visual. A estrutura de balão se mantém no lugar através de cordas amarradas aos edifícios circundantes. A sombra projetada no espaço abaixo se transforma de maneira irregular ao longo do dia à medida que avança através da praça.

O edifício de Registro Civil de Barcelona está localizado no lado sul da Plaça de la Mercè, tornando, assim, as atividades do pavilhão particularmente relevantes. Os dois princípios de comportamento democrático – o pessoal e o social – são trazidos juntos aqui, ajudados, pela combinação de um simpático registro e um alegre casal – realizando a celebração na praça.

O BCN re.set foi organizado pela arquiteta Benedetta Tagliabue, de EMBT, junto com a Fundació Enric Miralles. A série pavilhão é uma parte do festival tricentenário de Barcelona, que comemora o 300º aniversário dos acontecimentos de 11 de setembro de 1714. A ocasião pretende redescobrir a cidade do século 18 e contemplar as condições urbanas atuais e futuras, através de diversas exposições, debates, seminários, publicações, rotas turísticas, festas e obras de arte.

Projeto: “Take My Hand”

Localização: Barcelona, Espanha

Arquitetos: Yael Reisner, Tel Aviv, Israel – Peter Cook, Londres, Reino Unido

Dados técnicos: PVC inflável

Créditos das imagens: Miralles / Tagliabue EMBT – Marcela Grassi

Site: www.tricentenari.bcn.cat/BCNreset

Fonte: Wonderful Vinyl

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *