Batizado de ‘Constelações Culturais’, projeto é desenvolvido com a ferramenta Midjourney e incentiva o acesso à literatura, além de ressaltar os benefícios da leitura no desenvolvimento da sociedade
A inteligência artificial vem sendo usada para imaginar cidades mais acolhedoras. O estúdio de design digital Ulises, em Berlim, projetou estruturas infláveis com bibliotecas públicas para serem instaladas nas ruas, servindo como ponto de ônibus ou local para ler e descansar enquanto se está em trânsito.
Batizada de Constelações Culturais, a série é desenvolvida com a ferramenta de geração de imagens de inteligência artificial (IA) Midjourney. As bibliotecas contam com marquises, bancos e prateleiras feitos de PVC inflável translúcido – o que garante iluminação abundante – e estão repletas de livros.
Uma das propostas caso o projeto migre para a realidade é facilitar e incentivar o acesso à literatura, além dos benefícios da leitura no desenvolvimento da sociedade. Outro uso do espaço que pode ser feito é servir como plataforma para artistas e escritores locais divulgarem seus trabalhos.
Fonte: Casa Vogue – HOME – SP – Online – 16/04/2023