Nova norma da ABNT aborda o uso de painéis de PVC-concreto na construção civil

Sistemas de PVC-concreto em paredes estruturais poderão se tornar mais populares com a criação de uma norma técnica específica.

O uso de sistemas construtivos compostos por chapas de poli(cloreto de vinila) (PVC) e concreto poderá ganhar um impulso extra com a criação da norma ABNT NBR 17077 (Paredes estruturais constituídas por painéis de PVC preenchidos com concreto para a construção de edificações — Projeto, execução e controle — Requisitos e procedimentos), que estabelece os requisitos técnicos para a aplicação desse tipo de sistema construtivo em obras civis.

A NBR 17077 praticamente substituirá, no que concerne às estruturas de PVC-concreto, os chamados DATECs (documentos de avaliação técnica), criados pelo Sistema Nacional de Avaliação Técnica (SINAT), para assegurar o desempenho e a segurança de novos métodos construtivos.

Juliana Tanaka, gerente de assistência técnica e desenvolvimento de mercado da Unipar, participou ativamente da elaboração da norma e acredita que ela facilitará e promoverá o uso de novas tecnologias construtivas, pois a regulamentação assegura a realização dos laudos e comprovações que atualmente são exigidos a cada novo projeto. “A inovação é tratada com rigor neste segmento, e ele poderá ser mantido por meio de uma norma técnica brasileira, com a vantagem de se abrir espaço para a entrada de novos players no mercado”, comentou.

A nova norma, cuja elaboração levou cerca de um ano, foi baseada no conhecimento que a cadeia do PVC voltado para a construção civil já detém, levando em conta diretrizes que impõem uma série de exigências na realização de obras civis usando o sistema PVC-concreto. É 100% brasileira, porém baseada em padrões internacionais, trata da aplicação dos materiais e estabelece requisitos de desempenho, qualidade e segurança, entrando no detalhamento de aspectos como espessura de parede e níveis de conforto térmico e acústico.

Juliana explicou que o sistema PVC-concreto já existe há bastante tempo, mas era necessário haver uma norma para destravar e disseminar o seu uso com segurança, especialmente considerando-se o grande déficit habitacional do País, que pode ser reduzido mais rapidamente com o uso de tecnologias que permitem a execução de obras civis de forma mais rápida, limpa e eficiente.

O sistema PVC-concreto reúne essas características, além de proporcionar maior conforto térmico às habitações e conter a disseminação de fungos e bactérias, podendo ser usado em todo tipo de construção com até dois pavimentos (térreo + superior). A boa relação custo-benefício, porém o torna especialmente interessante no caso de obras públicas, tais como creches, escolas, unidades de saúde.

Participaram da elaboração da norma representantes da Unipar, Braskem, instituições de pesquisa e análise, fabricantes de perfis de PVC e profissionais do setor de concreto. A NBR 17077 já está disponível no site da ABNT.

Por: Hellen Souza, da redação

https://www.arandanet.com.br/revista/pi/noticia/6871-Nova-norma-da-ABNT-aborda-o-uso-de-paineis-de-PVC-concreto-na-construcao-civ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *