Instituto Brasileiro do PVC oferece curso Tecnologia do PVC em parceria com a Universidade Federal de São Carlos – Abril 2021

As aulas são dirigidas a alunos de Engenharia com o objetivo de aproximar os alunos da realidade do mercado


Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Brasileiro do PVC oferece, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o curso “Tecnologia de PVC”. Dirigido aos alunos de graduação de Engenharia como disciplina optativa, o curso tem por objetivo mostrar aos futuros profissionais as características técnicas do PVC e seus benefícios nas diversas aplicações. 

Quem participa recebe informações técnicas e atualizadas sobre as propriedades, características, versatilidade e possibilidades de aplicação do PVC, um dos plásticos mais utilizados mundialmente.  

As aulas, que este ano estão sendo realizadas virtualmente devido a pandemia, são ministradas semanalmente por especialistas do setor. A programação do curso traz, desde formas de obtenção do PVC, aditivação, compostos de PVC flexível e rígido, blendas poliméricas, processo de transformação, entre outros assuntos, incluindo questões relacionadas a aspectos toxicológicos, regulatórios e temas ambientais que envolvem o PVC.

“A UFSCar sempre busca formas de aproximar os alunos dos cursos de Engenharia – os futuros profissionais do mercado – das tecnologias mais atuais existentes no mercado”, conta o Prof. Luiz Antonio Pessan, docente responsável pela disciplina Tecnologia de PVC. E completa: “A parceria com o Instituto Brasileiro do PVC, que já dura tantos anos, tem proporcionado conhecimento técnico de alta qualidade para os alunos e, dessa forma, garantindo que o mercado receberá profissionais atualizados com as tecnologias disponíveis”. 

Para o presidente do Instituto Brasileiro do PVC, Alexandre de Castro, buscar parcerias com universidades tem benefícios importantes. ”Ajudamos a qualificar os futuros profissionais com informações de ponta sobre o PVC e as práticas do mercado, contribuindo para o uso adequado do material, com total aproveitamento de suas características e benefícios técnicos, ambientais e econômicas sobre os sucedâneos”, afirma o executivo. 

Livro “Tecnologia do PVC” – Para dar suporte e complementar o trabalho do Instituto junto às universidades e aos profissionais, foi desenvolvido o livro “Tecnologia do PVC”, que traz um amplo conteúdo sobre os principais temas relacionados ao PVC. A obra aborda aspectos relacionados à obtenção desse plástico pelos vários processos de polimerização, características e propriedades das resinas de PVC, aditivos utilizados junto à resina para a obtenção de compostos de PVC, diferentes processos de transformação pelos quais esse plástico pode passar, além de informações sobre sua reciclagem e sustentabilidade.

O livro “Tecnologia do PVC” pode ser adquirido pelo site do Instituto Brasileiro do PVC: pvc.org.br


Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para representar, defender e difundir os interesses da cadeia produtiva do PVC para o mercado, poder público, academia, entidades nacionais e internacionais, além da sociedade de forma geral, mantendo a individualidade de cada associado e apoiando a integração e o desenvolvimento dessa indústria, fundamentado na postura ética e no respeito ao bem-estar social e ao meio ambiente. Tem como visão consolidar-se como referência legítima e proativa sobre os assuntos relacionados ao PVC, com foco em sua versatilidade, sustentabilidade, eficiência, inovação e qualidade das diversas aplicações. Para mais informações: www.pvc.org.br

Informações à imprensa 
Comunicação IBPVC 
(11) 2148-4735 
Roberta Provatti 
(11) 99652-4661
comunicacao@pvc.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *