Prefeitura do Recife aprova projeto dos novos quiosques da orla de Boa Viagem

A Prefeitura do Recife aprovou o projeto de arquitetura dos novos quiosques, que serão implantados ao longo das orlas do Pina e Boa Viagem. A versão final entregue ao município pela associação dos barraqueiros, é resultado de um trabalho desenvolvido nos últimos três anos, que incluem a realização de audiências públicas, dezenas de reuniões e a elaboração de diversos estudos técnicos para que se pudesse encontrar a melhor proposta.

Sistema de construção industrializado vai acelerar obra. Concluídas as análises técnicas e legais, a PCR publicou em Diário Oficial aprovação do projeto dos novos quiosques desenvolvido pela Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife.

Sistema de construção industrializado vai acelerar obra. Concluídas as análises técnicas e legais, a PCR publicou em Diário Oficial aprovação do projeto dos novos quiosques desenvolvido pela Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife

O Projeto Orla Viva, elaborado pela Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), é uma iniciativa público-privada. Com o Termo de Autorização do poder público municipal nas mãos, a ABCR deve iniciar nos próximos dias o processo de negociação com os possíveis parceiros comerciais que serão responsáveis por 100% dos custos da obra. A última reforma dos 60 quiosques das praias do Pina e de Boa Viagem aconteceu em 2009.

Os novos quiosques serão os embaixadores da história, da arte e da cultura da capital pernambucana – primeira capital brasileira a completar 500 anos de fundação. Os 60 quiosques pretendem contar os principais fatos históricos da cidade do Recife, a partir da literatura de cordel e imagens xilográficas. Participam da elaboração do projeto o jornalista Leonardo Dantas, a ACORDEL (Associação dos Poetas Cordelistas) e o artista Severino Borges.

Nas obras dos novos quiosques será utilizado o sistema de construção inovador em PVC Concreto (Diretriz 004/Sinat – Ministério do Desenvolvimento Regional). Trata-se de um sistema de construção industrializado, que reduzirá significativamente o prazo de execução da obra. Pretende-se entregar um novo quiosque em 15 dias a contar da demolição do antigo estabelecimento, com baixíssimo impacto na operação da orla: trânsito, ciclovias e passeios.

Todos os materiais especificados são de altíssima qualidade e com componentes tecnológicos sofisticados para garantir a durabilidade num ambiente marinho extremamente agressivo. Até o fim da próxima semana, a ABCR pretende apresentar o Plano de Execução das obras, que se dará com financiamento privado fruto de parceria com os próprios barraqueiros.

O novo projeto arquitetônico foi elaborado e debatido amplamente com a participação direta dos 60 quiosqueiros que compõem a ABCR, algo inédito para a associação, tendo sua versão final aprovada de forma “unânime”. O processo democrático fortaleceu e estreitou a relação dos comerciantes com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (SEMOC) da Prefeitura do Recife.

“Tivemos inúmeras reuniões com o secretário João Braga, que sempre nos recebeu muito bem. As conversas foram abertas e francas. O que nos deixa ainda mais felizes é que pudemos, enfim, participar diretamente da construção de um projeto. A gente procurou algo que satisfizesse a prefeitura, a população e os quiosqueiros, que dependem de um bom ambiente para trabalhar e sobreviver”, declarou Francisco Silva, integrante da ABCR. O experiente arquiteto pernambucano Bruno Ferraz assina o projeto.

Fonte: Revista Algomais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *