Designers criam primeiro revestimento 100% reciclado

O produto é uma novidade no mercado por ser feito inteiramente de material sustentável

Pela primeira vez, um prédio foi revestido com um material totalmente reciclado: trata-se dos azulejos feitos de PVC que foram desenvolvidos pelos estúdios de design holandeses Overtreders W e Bureau SLA. O prédio faz parte da escola do Ginásio Sint-Oelbert, em Oosterhout, e o revestimento se chama “Pretty Plastic” (“Plástico bonito”, em tradução livre). A ideia dos designers europeus promete ser o primeiro material de revestimento 100% reciclado do mundo.

As peças têm formato de diamantes e são feitos de objetos como caixilhos de janelas e calhas pluviais coletadas em diferentes locais da Holanda. Além de ecológico, o produto cria um ar moderno por conta do padrão geométrico que é formado quando os azulejos são dispostos.

Prédio do Ginásio Sint-Oelbert, na Holanda, é a primeira estrutura permanente a usar revestimento 100% reciclado
Designers criam revestimento 100% sustentável
Designers criam revestimento 100% sustentável

A ideia começou a ser desenvolvida pelos estúdios em 2017, mas somente pôde ser aplicada de fato após ter sido comprovado, no ano passado, que o material é resistente a fogo e é difícil de queimar, sendo, portanto, uma opção segura de revestimento. Eles também são de fácil instalação e prometem ter longa vida útil, segundo o site do projeto.

“Para quem está buscando por materiais reciclados que contribuem para uma economia circular, Pretty Plastic é um dos poucos produtos que pode ser usado em fachadas”, diz o designer Hester van Dijk, do Overtreders W. O próximo passo, agora, é expandir a marca, produzindo os azulejos em novos formatos e cores.

Imagens: Pretty Plastic

Fonte: Casa Vogue – 05/03/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *