Estudos revelam que os tubos de PVC possuem vida útil de aproximadamente 100 anos

Os sistemas de tubulação subterrâneos de PVC-U e PVC-Hi (no Brasil conhecido como PVC-M) para fornecimento de água e gás têm apresentado uma vida útil de pelo menos 100 anos, de acordo com um novo estudo desenvolvido em parceria pela PVC4Pipes e TEPPFA. 

A durabilidade é vital para os sistemas de tubulação subterrâneos devido ao alto custo de instalação e substituição dos tubos. O estudo explica a diferença entre o dimensionamento previsto de 20°C/50 anos e a vida útil estimada dos sistemas de tubulação de pressão PVC-U e PVC-Hi. 

A pesquisa, os estudos e a análise de tubos desenterrados, em funcionamento há décadas, não demonstram desgastes do material. Análises posteriores dessas amostras confirmam uma expectativa de vida útil superior a 100 anos. 

O estudo ressalta como a base do projeto de 50 anos, que estima a pressão que um tubo é capaz de suportar por 50 anos a 20°C, não pode ser confundida com a vida útil real do sistema de tubos plásticos. Na realidade, o tempo de vida útil esperado é superior a 100 anos devido a várias razões: principalmente os baixos níveis de pressão sofridos pelo tubo ao longo de sua vida útil, menores temperaturas do solo, tolerâncias de espessura da parede sempre positivas e os fatores de segurança aplicados aos vários estágios do projeto. 

Vincent Stone, Gerente de Projeto da PVC4Pipes comenta: “Existe ampla evidência que os tubos de pressão PVC-U e PVC-Hi subterrâneos para fornecimento de água e gás natural são ideais para funcionamento por 100 anos ou mais. As concessionárias dependem muito de sistemas de tubulação altamente duráveis e confiáveis, e o estudo demonstra claramente que os sistemas de tubos de PVC podem oferecer um desempenho excepcional sob diversas condições operacionais”. 

Por sua alta durabilidade e possibilidade de ser reciclado várias vezes sem perda de seu desempenho mecânico, os tubos de PVC são uma escolha eficiente em termos de custo, segurança e sustentabilidade para o fornecimento de água potável e gás natural, ao longo de todo o ciclo de vida das redes de distribuição. 

Sobre a PVC4Pipes

A PVC4Pipes é uma plataforma do Conselho Europeu de Fabricantes de PVC (European Council of Vinyl Manufacturers – ECVM) dedicada à cadeia de valor dos tubos de PVC, promovendo a aceitação e a utilização de sistemas de tubos de PVC. O ECVM representa os seis principais fabricantes europeus de resina de PVC, responsáveis por aproximadamente 75% da produção total na Europa. O ECVM, como membro fundador do VinylPlus®, tem compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a promoção das melhores práticas de saúde, segurança e meio ambiente ao longo do ciclo de vida do PVC. 

Informações adicionais

Ler Position Paper

Contatar: Vincent Stone – Tel. +32 2 329 51 07 – vincent.stone@plasticseurope.org 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *