Projeto Litro de Luz Brasil já levou luz a 13 mil brasileiros usando PVC e garrafas PET

O projeto Litro de Luz Brasil já levou luz a 13 mil brasileiros espalhados pelas cinco regiões do país. A tecnologia usada é simples, barata e ecológica, dependendo de garrafas PET, canos de PVC, painéis solares e lâmpadas LED.

A história da iniciativa começou quando o mecânico brasileiro Alfredo Moser decidiu instalar uma lâmpada artesanal em seu telhado durante um apagão, em 2002. Os vizinhos gostaram tanto da ideia que resolveram copiá-la.

Dez anos depois, o filipino Illac Diaz também se inspirou na criação de Alfredo para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social em seu país. Illac já era criador da My Shelter Foundation, fundação que promove projetos sustentáveis de baixo-custo, e encabeçou também a criação da Um Litro de Luz.

Desde então, o projeto se espalhou pelo Quênia, Colômbia e Honduras, chegando a um total de 20 países. Com o sucesso, ele voltou ao Brasil, levando luz a diversas comunidades que não possuem acesso à energia elétrica.

Nessa semana, o projeto irá participar da Intersolar South America, uma feira que reúne as principais inovações nas áreas de energia fotovoltaica e termossolares em São Paulo entre os dias 27 e 29 de agosto. Durante o evento, a presidente da instituição, Laís Higashi, irá palestrar sobre o sucesso da iniciativa e mostrar como a tecnologia pode ser aliada do desenvolvimento social.

Fonte: Hypeness

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *