Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC participam do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

As entidades levarão para os municípios de Guarujá e Ubatuba/SP o projeto “EnTenda o Lixo” para sensibilizar a população sobre a preservação do ambiente marinho

Setembro de 2019 – O Instituto Brasileiro do PVC e a Plastivida participarão das atividades que marcam o “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias” (21/09). As entidades realizarão ações voltadas ao consumo responsável, destinação adequada dos resíduos e a importância da reciclagem dos plásticos em praias do litoral paulista (Guarujá e Ubatuba/SP). O objetivo é conscientizar a população sobre os malefícios que a presença de resíduos sólidos nos oceanos pode acarretar.

A programação inclui o Projeto “EnTenda o Lixo”, com profissionais do Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP), que busca engajar a sociedade sobre atitudes de consumo responsável e disposição correta dos resíduos sólidos, para que adotem, assim, um comportamento de respeito ao meio ambiente.

Será realizada também a atividade interativa “Esse lixo é seu?”. Por meio do contato com resíduos sólidos retirados do ambiente marinho, banners e fotos, as pessoas serão estimuladas a refletirem sobre o problema e como elas podem ajudar a reverter este quadro. 

Quem participar dos eventos receberá o livro “Nós e o Plástico”, que aborda a importância da coleta seletiva e a reciclagem dos plásticos de forma lúdica e a história em quadrinhos “Mariana e a batalha contra os supermacabros: a ameaça do lixo nos mares” que mostra as consequências dos resíduos que chegam aos oceanos e evidencia a importância de cada cidadão na preservação do ambiente marinho.

As ações no Guarujá contam com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente – SEMAM e são as primeiras de um projeto ainda maior de educação ambiental, como explica o presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida, Miguel Bahiense. “Será o início de um trabalho mais amplo, que tem por objetivo transformar a relação dos cidadãos e dos visitantes do Guarujá com os plásticos, seu consumo responsável e descarte correto, por meio da informação e do diálogo”.

  Segundo Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida, a participação das entidades nesse tipo de ação é de fundamental importância para estabelecer o diálogo junto à sociedade e, assim, contribuir para que a relação das pessoas com os plásticos seja saudável para elas e para o meio ambiente. “Acreditamos que a educação ambiental é o caminho para a conscientização da sociedade sobre o potencial dos produtos e sobre a responsabilidade de todos quanto ao consumo responsável e o descarte correto, em prol do meio ambiente.”

Serviço:

Ações de educação ambiental Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Guarujá/SP:

• Data: 20/09/2019, das 14h às 17h

Local: Praia das Astúrias – Canto dos Pescadores

• Data: 21/09/2019, das 10h às 16h

Local: Praia das Pitangueiras – Praça dos Expedicionários

Ubatuba/SP:

• Data: 21/09/2019, das 9h às 16h

Local: Praia do Perequê-Açu

Sobre a Plastivida: A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para reunir e promover conhecimento técnico-científico sobre o PVC, com a crença de que através da sua versatilidade podemos oferecer soluções sustentáveis para a saúde, habitação e bem-estar da sociedade. Desta forma buscamos disseminar a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade. Para mais informações: www.pvc.org.br

Informações à imprensa:

Informações à imprensa 
Comunicação IBPVC 
(11) 2148-4735 
Roberta Provatti 
(11) 99652-4661
comunicacao@pvc.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *