Sky Farm

A China tem uma tradição agrícola de mais de quatro mil anos, que move o país; há apenas cem anos, camponeses constituíam 97% de sua população. Se olharmos para a história dos assentamentos rurais tradicionais na China, temos um indicativo da maneira como as técnicas agrícolas evoluíram no país. As tradicionais obras de construção rural, lideradas por economias camponesas de pequeno porte, são projetos de múltiplos campos transpondo escalas para integrar, de forma admirável, geografia, irrigação e agricultura. 

No final de 2015, a empresa Vernacular Research and Practice (VRAP) começou a aplicar o conceito de agri-tectonic a uma série de microprojetos. Através desses projetos, arquitetos vêm investigando a idéia de um “urbanismo agrícola inclusivo” e, como parte desta exploração de formas de a agricultura alimentar as cidades, desenvolveram um modelo experimental que usa tubos de PVC.

A Sky Farm fica localizada em Shenzhen, e é um dos projetos da VRAP que têm como foco espaços públicos voltados para a produção. A Sky Farm é um dispositivo agri-tectonic que atua simultaneamente como um coletor de água de chuva e na fomentação da agricultura urbana e do senso de comunidade. Com o intuito de descobrir a potencial significância ecológica e produtividade de vilas urbanas, a Sky Farm ocupa uma área pequena, criando um espaço adicional para encontros sociais, ao mesmo tempo em que abre caminhos para formas totalmente novas de gerir uma comunidade.

Em Shenzhen, cerca de 10% do solo é ocupado por vilas urbanas, que acomodam quase 50% da população da cidade. Tais vilas existem como um formato especial em espaços urbanos, onde a economia campesina de subsistência se mescla com indústrias de pequeno porte, e as construções são projetadas de modo a possibilitar uma integração próxima com os assentamentos locais. Para vilas urbanas que sofrem com a falta de espaço público, a Sky Farm constitui um produto iterativo capaz de transformar terrenos residenciais de baixo custo em áreas produtivas e espaços únicos para o consumidor – o que a torna perfeitamente adequada à nova economia dessas vilas.

A Sky Farm pode criar um espaço de alta produtividade com um investimento baixo, apresentando uma excelente relação custo/benefício. Sua principal matéria-prima consiste de tubos de PVC, um material de fácil acesso. A estrutura padronizada, com processos de desmontagem e transporte simples e convenientes, permite que o dispositivo seja construído por leigos. Em cada um dos quatro lados do dispositivo existem telas para trepadeiras, com espaçamentos relativamente grandes para criar lugar para plantas e frutas. Uma rede é colocada no topo para proteger as plantas de pássaros e coletar água de chuva.

Arquitetos | VRAP Vernacular Research and Practice, Shenzhen, China 

Localização | Shenzhen, Guangdon, China 

Informação técnica | Tubos de PVC 

Imagens | Jiang Wang, Minjie Si, Lei Yang, Peng Deng

Fonte: Wonderful Vinyl 33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *