O desempenho das telhas de PVC

Esse tipo de telha de Policloreto de Vinila (PVC) se enquadra na versão de telhas sustentáveis, uma vez que o material é uma espécie de plástico que pode ser totalmente reciclado. Esse tipo de telha começou a ter seu uso mais efetivo nos países da Europa, EUA e China por volta dos anos de 1990 e, posteriormente, chegou ao Brasil como uma opção de telhado de fácil instalação, resistente e com bom custo-benefício.

A telhas de PVC costumam ser uma placa grande que traz o projeto das tradicionais telhas de cerâmica, mas isso pode variar de acordo o estilo da telha, já que o material versátil traz uma gama bem variada de modelos e cores, podendo assim achar a versão perfeita para o seu telhado e projeto. Elas são duráveis, pois ninguém quer trocar o telhado com frequência, afinal além de trabalhoso isso também envolve custos altos.

Uma vantagem da telha de PVC é sua longa durabilidade, uma vez que a cobertura de plástico tem base acrílica e se torna bastante resistente, tendo durabilidade entre 20 e 25 anos. Também possui resistência ao tempo, pois o material plástico da telha é bastante resistente às intempéries, resistindo aos raios do sol constantes, chuvas fortes e até a tempestades.

Igualmente, não propaga fogo e esse é um ponto que causa medo, ou seja, a resistência do material plástico à propagação do fogo. Nesse requisito, muitos fabricantes desenvolveram o material para que seja resistente ao fogo não propagando as chamas e garantindo maior segurança.

Tem facilidade de manutenção e limpeza, pois é um material sem porosidade e assim o telhado não absorve água, que poderia vir a causar fungos e mofos. Em consequência, a limpeza é bem mais fácil, já que a água da chuva ajuda a fazer a limpeza do telhado, uma vez que a água escorre com facilidade por conta da telha ter acabamento liso.

Mais um fator interessante: dispensa uso de estrutura, já que as telhas em PVC são leves e isso facilita bastante no momento da obra, inclusive no momento de fazer a base estrutural para instalação do telhado. Como o material é bem leve, a estrutura dispensa uma base resistente de madeira com caibros, o que deixa o processo mais rápido e diminui custos.

Além disso, tem uma variedade de cores e modelos. O PVC é um material bastante versátil e isso é possível de notar pela variedade de cores e estilos de telhas dessa categoria. Com essa gama bem variada, a telha de PVC torna-se uma opção para diversos projetos e pode ser parte de um telhado visível onde se pretende usar a cobertura como uma maneira de agregar visual estético à fachada da residência.

Uma desvantagem apontada é o seu isolamento térmico e acústico. O material plástico possui uma certa resistência ao isolamento de barulhos externos e a absorção de calor, porém é menos isolante que a telha cerâmica, uma das mais usadas nos projetos. No entanto, esse ponto negativo pode ser minimizado com o uso de uma manta entre telhado e forro, aumentando assim o isolamento térmico e acústico da cobertura.

A NBR 16737-1 de 03/2019 – Telhas de policloreto de vinila (PVC) para telhado – Parte 1: Requisitos de desempenho e métodos de ensaio estabelece os requisitos de desempenho e os métodos de ensaio para avaliação técnica de telhas de policloreto de vinila (PVC) para uso em telhados. Esta norma é aplicável às telhas de PVC dos tipos colônia, lplan, perfil ondulado e perfil trapezoidal. As telhas de PVC devem ser acopladas entre si por meio de sobreposição ao longo de seu comprimento e em sua largura (transpasse longitudinal e transversal) e devem ser ancoradas à estrutura por fixações mecânicas constituídas por parafusos autoatarraxantes compostos por sistema de fixação/vedação e capa de proteção.

Leia a matéria na íntegra: https://revistaadnormas.com.br/2019/04/30/o-desempenho-das-telhas-de-pvc/

Fonte: Revista Digital Adnormas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *