Instituto Brasileiro do PVC apresenta resultados de novo estudo, na Viniltec 2019

Durante o evento, a entidade também irá apresentar palestra sobre o comportamento do PVC em incêndios

O Instituto Brasileiro do PVC é um dos patrocinadores e apoiadores da Viniltec 2019, Conferência Tecnológica Sobre PVC, promovido pela Society of Plastics Engineers – SPE- Seção Brasil. O evento, que está em sua terceira edição, reunirá representantes da indústria do plástico, empresários e comunidade acadêmica para discutirem as tecnologias do PVC e sua importância na sociedade. O evento ocorrerá no dia 20 de março, na sede da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), em São Paulo.

Na oportunidade, o Instituto apresentará os resultados do estudo “Análise de mercado atual e tendências para o uso de estabilizantes térmicos para o PVC no Brasil”. Dentre as informações obtidas neste levantamento estão o dimensionamento do mercado de estabilizantes térmicos no país, tipos produzidos e seu uso nas diversas aplicações do PVC, status da utilização de produtos que possuem algum tipo de restrição, entre outros.

Os resultados obtidos refletem o trabalho encabeçado pelo Instituto Brasileiro do PVC, em 2002, quando foi colocado em prática um “Acordo Voluntário”, pioneiro no mundo, entre a entidade e as empresas do setor, para promover a substituição de estabilizantes térmicos à base de sais de chumbo por Cálcio|Zinco em tubos e conexões de PVC, maior mercado consumidor nacional de resina de PVC. O estudo foi desenvolvido pela consultoria MaxiQuim, encomendado pelo Instituto.

Outro tema que será apresentado durante a conferência é o “Comportamento do PVC em Incêndios”, documento lançado pela entidade e que apresenta as propriedades do produto em aplicações voltadas à construção civil e arquitetura, frente às situações de calor e de incêndio. Dentre os assuntos abordados estão a capacidade do PVC de não propagar o fogo, a questão da produção de fumaça e a liberação de gases durante a combustão.

“Trabalhamos na disseminação de conhecimento técnico-científico para que especificadores e a população de forma geral conheçam as propriedades e atributos do PVC e produtos feitos com este material. Só assim o consumidor poderá tomar a melhor decisão sobre os produtos que utilizam e obter o melhor benefício”, afirma Miguel Bahiense, presidente do Instituto.

Serviço:
Viniltec – Conferência Tecnológica Sobre o PVC no Brasil
Data: 20 de março de 2019
Local: Auditório da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST)
Endereço: Av. Paulista, 2.439 – 8º andar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *