Crianças com deficiências múltiplas tomam banho de mar em ação solidária no litoral gaúcho

Ação disponibiliza protótipos de andadores para crianças cadeirantes e com dificuldades de locomoção, deficientes visuais e adultos em situações similares

O Programa Tampinha Legal – desenvolvido pelo Instituto SustenPlást – em parceria com Fecomércio/Sesc lançou, nesta quinta-feira, 3 de janeiro, a terceira edição da Ação na Praia com Tampinha Legal. A atividade ocorreu na Casa de Verão do Sesc/RS, em Tramandaí, e contou com a participação de diversas entidades assistenciais cadastradas no programa.

A iniciativa disponibiliza, gratuitamente, protótipos de andadores para crianças, adolescentes e adultos cadeirantes, com dificuldades de locomoção, baixa visão e deficiências múltiplas. “Nós buscamos conscientizar as pessoas quanto ao reaproveitamento dos tubos de PVC. Com a Ação na Praia, damos um destino nobre para um material que seria desprezado. Além de dar independência para as crianças em um banho de mar, os protótipos de andadores demonstram a forma adequada de levar o resíduo plástico ao mar e fazer o bem”, destaca a coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza.

Os protótipos de andadores são leves e facilmente transportáveis. Em sua base, contam com rodinhas de material plástico, que, diferentemente das cadeiras de rodas, não emperram ou atolam na areia. “O andador deu a sensação de liberdade para a minha filha. Quando seguramos as crianças ou as conduzimos pelos braços, elas se sentem presas. Com os protótipos de andadores, tornamos a ida delas ao mar mais independente e estimulamos os sentidos da criança; o toque da areia nos pés, o contato com a água gelada, o movimento ao tentar caminhar, tudo é muito estimulante”, conta Jéssika Agliardi, mãe de Ana, 8 anos, que utiliza cadeira de rodas há sete anos.

Os protótipos de andadores estão disponíveis para empréstimo aos banhistas até o dia 05 março, em todas as casas de verão do Sesc/RS no Litoral Gaúcho. Além do Sesc/RS, as Oficinas Solidárias Tampinha Legal contam com o apoio de várias empresas, entre elas a Xalingo, que contribui com a doação das rodas utilizadas nos andadores. Além dos protótipos, os coletores do Tampinha Legal também estão disponíveis para o recolhimento das tampinhas plásticas nas praias de Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Atlântida Sul, Capão da Canoa, Torres, Cassino, Laranjal, São Lourenço do Sul, Imbé e Atlântida.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina. Propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento de coletas de tampas de plástico. As entidades assistenciais cadastradas no programa recebem 100% dos recursos obtidos com a venda do material. O Tampinha Legal busca a melhor valorização de mercado ao mesmo tempo em que mobiliza a sociedade a dar o destino adequado aos resíduos plásticos. Saiba mais em tampinhalegal.com.br. Também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais como YouTube e Facebook.

 #TampinhaLegal #AçãoNaPraia #JunteTampinhas 

Fonte: Camejo

Autor: Vivian Leal

Autor da Foto: Vivian Leal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *