Emmanuelle Moureaux é uma arquiteta francesa que vive em Tóquio desde 1996. Inspirada nos níveis e cores da cidade, que formam uma complexa profundidade e densidade nas ruas, e em elementos espaciais tradicionais japoneses, como os painéis deslizantes, ela criou o conceito shiriki, que literalmente significa “dividir (criar) espaços com cores”.
Ela utiliza as cores como elementos tridimensionais, como camadas, de forma a criar espaços, não como acabamento aplicado em superfícies. Ao manipular cores como meio de formar espaços, seu desejo é gerar emoção através das cores de suas criações, que se baseiam em arte, design e arquitetura.
O céu azul entre os prédios, os cachepôs de plantas nas esquinas das ruas, e a luz neon brilhante à noite são aspectos que observamos na nossa vida diária nas cidades. Viajar também nos oferece visões diferentes de nossa vida cotidiana, tais como as cores magenta e amarela cobrindo infinitamente os canteiros de tulipas, o azul pálido do lago cristalino, e as pétalas rosas das cerejeiras ao vento. Esses cenários são capturados em formas retangulares, e então espalhados harmoniosamente no espaço para gerar uma loja alegre e acolhedora, onde o piso de PVC desempenha um importante papel.
As peças obtidas são moduladas em blocos de 800mm x 160mm. Então, esses módulos são utilizados em displays, luminárias e espelhos. As diferentes alturas desses blocos retangulares proporcionam ritmo ao espaço gerando uma sensação de alegria. Isso muda a forma usual das vitrines das lojas, que geralmente são muito sistemáticas.
O design focou em flexibilidade, como os blocos de display portáteis, com exceção do display montado na parede, e as cores representando cenários que podem ser alterados conforme as estações do ano.
Arquitetos: Emmanuelle Moureaux Architecture + Design, Tóquio, Japão
Local: Iruma, Japão
Informação técnica: Piso de PVC e displays
Créditos das fotos: Daisuke Shima / Nacasa & Partners
Fonte: WolderfulVinyl 31