As entidades promoverão curso de formação de educadores e atividades para as crianças
?A Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC realizarão uma série de atividades de educação ambiental, voltadas ao consumo e pós-consumo dos plásticos, nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Prefeitura de São Paulo, durante a Semana do Meio Ambiente.
O objetivo é envolver mais de 600 pessoas (professores, crianças e a comunidade) em atividades teóricas e práticas que envolvam as boas práticas no uso e no pós-consumo dos produtos plásticos.
Nos dias 05 e 07 de junho, as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) do CEU Pêra Marmelo participarão de oficinas de reutilização, arte e reciclagem com tampinhas plásticas e outros produtos.
No dia 7 de junho também terá início o II Curso de Formação dos Educadores do CEU Pêra Marmelo. Trata-se de um curso homologado pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, disponibilizando pontos curriculares para formação dos participantes, contribuindo para a evolução funcional do educador.
O curso é composto por aulas expositivas e um trabalho de conclusão de curso (TCC) desenvolvido em acompanhamento aos projetos de reciclagem integrados aos trabalhos. Os temas abordados são “Sustentabilidade e Educação: plásticos, reciclagem e resíduos sólidos”, “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, “Reciclagem no Brasil”, “Educação Ambiental – a transversalidade da sustentabilidade” e “Lixo nos Mares”.
A parceria entre a Plastivida, o Instituto Brasileiro do PVC e os CEUs já existe há cerca de dois anos e, até o momento, contemplou mais de 120 educadores e 22 mil pessoas entre alunos, familiares e comunidade.
Segundo o presidente das entidades, Miguel Bahiense, Esse tipo de ação, ainda mais na Semana do Meio Ambiente, é de grande importância para que se promova a mudança na relação das pessoas com os plásticos. “O trabalho com os CEUs tem demonstrado que as boas práticas podem virar parte da vida das pessoas. Cada criança tem levado esse aprendizado para sua casa e para sua comunidade e é dessa forma que as pessoas vão ter mais consciência de que suas ações são fundamentais na preservação do Planeta”, afirma o executivo.