Instituto Brasileiro do PVC e Plastivida realizam ações de educação ambiental no CEU Vila Atlântica (SP), na semana do Meio Ambiente

Oficinas de arte e reciclagem, além de campanhas de coleta de cartões de PVC e de outros plásticos, de tampinhas plásticas farão parte do evento

Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro do PVC e a Plastivida realizarão uma série de atividades para promover a educação ambiental e as boas práticas de uso, coleta e reciclagem de plásticos, no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica, da Prefeitura de São Paulo, com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Nos dias 5 e 6 de junho, serão realizadas oficinas de arte e de educação ambiental para cerca de 1.000 crianças, além de familiares e a comunidade local. O evento é parte de uma parceria entre as entidades e o CEU Vila Atlântica que entra em seu segundo ano e tem como objetivo fomentar o envolvimento da sociedade com as práticas de coleta seletiva, descarte consciente, reutilização e reciclagem de plásticos.

Coleta de cartões de PVC – Serão coletados, durante o evento, os cartões de PVC e outros plásticos, vencidos e sem uso, com e sem chip (crédito, débito e outros), por meio dos coletores Papa Cartão®, que os preparam para serem reciclados. Essa ação faz parte do Programa Reciclagem de Cartões (RC) que já vem sendo realizada no CEU Vila Atlântica desde 2016.

Até o momento, a comunidade coletou mais de 1.000 cartões na unidade. Esse material foi reciclado e transformado em placas de sinalização que serão instaladas na unidade do CEU, com a participação e o envolvimento das crianças.

“A nova sinalização foi estudada com as diretorias (CEI, EMEI, EMEF) e a Gestão do CEU. São placas feitas com PVC reciclado, em cores diferentes, que, além de proporcionar a orientação das pessoas dentro da unidade, também servirão como exemplo de que o PVC e os outros plásticos, quando reciclados, ganham novas utilidades”, afirma Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida. Ele explica que o projeto mostra aos professores e às crianças envolvidas um resultado prático e funcional dos produtos plásticos reciclados. “Isso aumenta o grau de envolvimento das pessoas com as boas práticas da coleta seletiva”, completa o executivo.

Coleta de tampinhas plásticas – Ainda durante o evento, nas oficinas de arte, os participantes vão aprender a reutilizar tampas plásticas em obras de arte, jogos educativos e outros objetos. Essas atividades fazem parte do Programa Tampinha Legal®, que fomenta a coleta, a reutilização e a reciclagem desse material.

Este é o segundo ano do Programa Tampinha Legal® no CEU Vila Atlântica. Na primeira fase da campanha, realizada em 2016 com duração de 2 meses, foram coletadas mais de 31.000 tampinhas. Para essa segunda fase, que vai durar até o final do ano, a expectativa é de aumentar o número de tampinhas coletadas, que serão transformadas, parte em obras de arte, jogos educativos e outros objetos e o excedente vendido para reciclagem, com o recurso sendo destinado a projetos do próprio CEU.

Miguel Bahiense acredita que a semana do Meio Ambiente é ideal para reforçar a importância da coleta seletiva e da reciclagem dos plásticos. ”Quando aproximamos a sociedade dos conceitos de boas práticas de uso e consumo, ela percebe como pode ser agente direto da preservação ambiental”, explica Bahiense.

Serviço: Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC realizam ação de educação ambiental no CEU Vila Atlântica
Data: dias 5 e 6 de junho
Horário: das 7h às 18h
Local: R. Cel. José Venâncio Dias, 840 – Vila Jaraguá, São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *