Plástico, ciência e sociedade serão temas abordados pelo Instituto do PVC e Plastivida na Plastech 2015 Edição 161

As entidades apoiarão as iniciativas de coleta seletiva e reciclagem realizadas nos dias do evento, além de palestras para a discussão da relação entre as pessoas e os plásticos.

A relação das pessoas com os plásticos, a importância das informações técnicas e científicas no esclarecimento de mitos e fatos sobre os produtos plásticos e suas características, assim como a importância da educação ambiental na disseminação das boas práticas de consumo e descarte, serão temas que o Instituto do PVC e a Plastivida irão abordar na edição 2015 da Plastech Brasil, feira da cadeia petroquímica de transformação, que será realizada de 25 a 28 de agosto, em Caxias do Sul (RS).

As entidades são Patrocinadoras Ouro do Recicla Plastech Brasil, que envolve conhecimento, educação ambiental e valorização dos benefícios dos plásticos na vida das pessoas. A iniciativa leva conceitos de descarte correto e reaproveitamento de materiais para além da feira, buscando a conscientização da sociedade sobre a forma correta de descarte dos plásticos.

Uma das inciativas do Recicla Plastech Brasil é promover a educação ambiental. Para incentivar as crianças a levarem até suas escolas embalagens recicláveis de plásticos (garrafas de água, potes de produtos de higiene e limpeza, de alimentação, etc.), foram distribuídos gibis que contam a história da reciclagem e da coleta seletiva. Esses produtos foram coletados neste mês e começarão a ser reciclados durante a Plastech quando serão transformados em aproximadamente em 1.200 lixeiras que serão doadas às mesmas escolas.

A escola com maior volume de material coletado receberá um prêmio especial para seus alunos: além de um projetor, em reconhecimento ao esforço e ao trabalho dos alunos, as entidades entregarão a essa escola o TROFÉU PLASTIVIDA 2015 – PLÁSTICO, CIÊNCIA E SOCIEDADE.

O projeto promoverá, também, após a Plastech 2015, ações de educação ambiental junto às escolas da região, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o envolvimento das crianças, de professores e familiares.

Além disso, quem visitar o estande do Recicla Plastech Brasil vai saber mais sobre a importância dos plásticos no desenvolvimento da sociedade, por meio da exposição virtual “Plasticidade – História e Arte do Plástico”, realizada pelas entidades.

Os visitantes também participarão de ações de reciclagem e conscientização sobre descarte correto de plásticos com a coleta das credenciais, que serão feitas de PVC, nas máquinas no Papa Cartão®, para serem transformadas em novos produtos.

A sociedade e os plásticos – Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC e da Plastivida, irá palestrar aos visitantes da Plastech 2015 sobre essa fundamental relação entre plástico, ciência e sociedade.

Os plásticos fazem parte da vida das pessoas, desde a hora em que acordam, até o momento em que vão dormir. Estão presentes em quase todos os itens do cotidiano, protegendo os alimentos, nas roupas, no ambiente de trabalho, no lazer, nos meios de transportes e de comunicação.

A busca constante da harmonia entre o consumo, o descarte, o bem-estar social e a preservação ambiental é o trabalho que o Instituto do PVC e a Plastivida realizam. As entidades acreditam que a chave para essa equação está nas pessoas.

Segundo Bahiense, são as pessoas que avaliam os benefícios de um produto para seu bem-estar, sua saúde, prevenção de doenças, proteção, qualidade de vida, assim como para a preservação do meio ambiente no momento da compra. “É nosso papel atuar para que informações com base científica sejam divulgadas e para que haja diálogo com a sociedade, contribuindo, assim, para que as pessoas possam decidir de forma consciente na hora de escolher determinado produto”, afirma Bahiense. E completa: “promovemos e apoiamos ações de educação ambiental para que as boas práticas de consumo e descarte sejam disseminadas e para que a sustentabilidade – a partir do benefício econômico, social e ambiental – seja perene. ”

Serviço: Plastech Brasil 2015
Data: De 25 a 28 de agosto
Local: Parque de eventos da Festa da Uva – Rua Ítalo Victor Bersani, Nº1134, Caxias do Sul – RS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *