Campanha realizada na Esplanada dos Ministérios coletou e reciclou 15 mil cartões de plástico Edição 160

Com o objetivo de promover a reciclagem de plásticos, coletores Papa Cartão® foram disponibilizados durante seis meses em prédios da Esplanada dos Ministérios para a coleta de cartões.

Cerca de 15 mil cartões de plástico (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros, inclusive os que contêm chip e tarja magnética) foram coletados e encaminhados para a reciclagem na campanha “RECICLAGEM DE CARTÕES DE PLÁSTICO”, fruto de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, Instituto do PVC, Plastivida e o Programa RC – Reciclagem de Cartão.

O objetivo foi de reforçar a importância da educação ambiental e da coleta seletiva, por meio do descarte correto dos plásticos, demonstrando assim a viabilidade técnica da reciclagem desses materiais. Os cartões foram depositados em máquinas Papa Cartão® e triturados para serem transformados em novos produtos, tais como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros.

As máquinas Papa Cartão® foram disponibilizadas em 11 órgãos públicos e, dentre eles, a Câmara dos Deputados foi o que se destacou com o maior número de cartões coletados, 5.067 cartões. Outros destaques foram a Secretaria-Geral da Presidência da República, com a coleta de 2.213 cartões, e o Ministério do Meio Ambiente, com 1.087 cartões. As máquinas coletoras foram colocadas também na Advocacia Geral da União, Agência Nacional de Águas, Exército Brasileiro, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Trabalho e Emprego, Serviço Florestal Brasileiro, Superior Tribunal de Justiça e no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A reciclagem de plásticos no Brasil vem crescendo e há potencial para aumentar ainda mais. Hoje, o país recicla cerca de 21% dos plásticos pós-consumo, índice que pode ser melhorado se a coleta seletiva for ampliada e com investimentos em prol da educação ambiental. O PVC é o plástico mais utilizado para a fabricação destes cartões. Trata-se de um material versátil, usado em diversas aplicações, como na construção civil, arquitetura, saneamento básico, área médica, embalagens, entre outros, e 100% reciclável.

 Segundo Ana Carla de Almeida, coordenadora do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente, o acesso à informação correta e o esforço conjunto em prol das boas práticas de consumo e descarte são fatores que vão possibilitar a plena realização da coleta seletiva e da reciclagem no País. “Esse tipo de ação mostra, de uma forma prática, como é possível transformar resíduo plástico em produto e renda, com preservação ambiental. É fundamental que as pessoas saibam quais são as alternativas de destinação para reciclagem que já se encontram disponíveis para serem utilizadas”, afirma Ana de Almeida.

Segundo Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC e Plastivida, ações que informam a população sobre os benefícios da reciclagem para o meio ambiente são fundamentais. “Há um esforço contínuo da cadeia produtiva para ressaltar, além das vantagens dos plásticos em inúmeras aplicações, os benefícios do uso responsável, da reutilização, do descarte adequado e da reciclagem para o desenvolvimento sustentável”, afirma o executivo. E completa: “a sinergia com o Ministério do Meio Ambiente é de extrema importância, pois fortalece ações de educação ambiental e evidencia que a parceria entre indústria e governo, em prol da sustentabilidade, é possível e vem rendendo bons frutos.”

Devido ao sucesso da campanha o Instituto do PVC, Plastivida, Ministério do Meio Ambiente, Programa RC – Reciclagem de Cartão e novos parceiros já articulam a prorrogação do projeto nos próximos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *