O material é de alta reciclabilidade e precisa apenas ser limpo antes do descarte
Nem todo material usado com resíduos orgânicos deve ir para o lixo orgânico. É o caso do plástico filme, um resíduo reciclável e reciclado. A criadora de conteúdo e catadora de resíduos, Anne Carolina, também conhecida como Anne Catadora, explica: “a composição do plástico filme, que é um plástico bom, com polímero, que é fácil de derreter, tornando-o reciclável”.
Anne explica que todo plástico mole, que estica quando puxamos, como as sacolinhas plásticas, por exemplo, podem ser recicláveis. Muitas vezes, os sacos de lixo preto são feitos a partir da reciclagem do plástico filme, revela a catadora.
Porém, não basta descartar o material logo após o uso. É necessário limpá-lo para garantir que não tenha nenhum resíduo orgânico no material. Anne recomenda passar um pano úmido para tirar o excesso. “Não precisa nem lavar. Só com o auxílio de um pano já é possível descartar no resíduo reciclável. Mas o plástico não pode, de jeito nenhum, estar úmido, seja de água seja de resíduos”, orienta.
É extremamente necessário limpar o plástico filme antes de descartá-lo para reciclagem — Foto: Pexels / Karolina Grabowska / CreativeCommons
Alessandra Zambaldi, diretora de Comércio Exterior e Marketing da Alpfilm, atenta que o plástico filme não pode ser descartado junto a outros tipos de plástico, pois precisa de um descarte direcionado em pontos de coleta específicos.
“Isso é muito importante, porque o polímero do PVC se difere dos polímeros que compõem outros materiais plásticos. Por isso, sua reciclagem é feita de forma separada para garantir a efetividade do processo. Além disso, antes de encaminhar à reciclagem, é fundamental higienizar todo o material com água corrente ou mesmo de reuso. Quando existem resíduos de alimentos no plástico, a reciclagem é dificultada porque geram contaminação e defeitos durante o reprocessamento, podendo até mesmo causar danos ao maquinário”, diz Zambaldi.
Anne revela ser interessante reservar uma sacola apenas para o descarte do plástico filme. Ela orienta amassá-lo em uma bolinha, para facilitar o trabalho do catador. Dessa forma, o resíduo ocupa menos espaço e pesa mais.
Na hora do descarte, vale amassar o plástico em uma bolinha, após se certificar que ele não está sujo nem úmido — Foto: Pexels / La Miko / CreativeCommons
Alessandra orienta que o plástico filme só deve ser descartado dessa forma caso seja usado na cozinha ou para fins alimentícios. Caso o material seja utilizado em situações que podem gerar contaminação, como em hospitais, é preciso seguir a legislação da Anvisa.
Por Evelyn Nogueira, da Casa e Jardim