Cadeia produtiva do PVC assina Termo de Compromisso para substituição e banimento dos estabilizantes de chumbo (Pb) e cádmio (Cd)

A iniciativa é do Instituto Brasileiro do PVC, que reúne seus associados fabricantes de estabilizantes nessa iniciativa voltada à sustentabilidade

Agosto de 2024 – Atuando em consonância com a movimentação mundial em termos de sustentabilidade e qualificação dos produtos, o Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC), representante legítimo dos assuntos referentes ao PVC, reúne seus associados fabricantes de estabilizantes para a assinatura de um termo de cooperação pelo não uso de chumbo (Pb) e cádmio (Cd) nesses produtos.

O objetivo é formalizar essa questão, que vinha sendo resolvida de forma voluntária, assegurando a evolução dessa cadeia de valor no sentido de garantir a proteção à saúde e ao meio ambiente, garantindo o custo-benefício competitivo, uma vez que o mercado já conta com soluções alternativas desde 2010, aproximadamente.

“Estamos propondo a evolução desse mercado, com tempo suficiente para a adequação técnica dos processos das empresas, visando o desenvolvimento de toda a cadeia de valor”, afirma Alexandre de Castro, Presidente do IBPVC.

Participam do acordo voluntário de 2024 as empresas associadas ao IBPVC Akdeniz Chemson, Baerlocher, BBC, Inbra, Reagens Varteco e Sun Ace Brasil, que representam cerca de 95% do mercado de estabilizantes no Brasil.

O acordo determina que a partir de 1º de abril de 2025 as empresas signatárias parem completamente a comercialização de estabilizantes à base de Pb e Cd em território nacional.

“Iniciativas como essa são importantíssimas levando em conta o contexto atual das cadeias produtivas estarem cada vez mais ativas e de acordo com os princípios da sustentabilidade. Temos trabalhado em conjunto com nossas associadas no sentido incentivar cada dia mais a transparência e o desenvolvimento sustentável do setor como um todo”, completa Alexandre de Castro.

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para representar, defender e difundir os interesses da cadeia produtiva do PVC para o mercado, poder público, academia, entidades nacionais e internacionais, além da sociedade de forma geral, mantendo a individualidade de cada associado e apoiando a integração e o desenvolvimento dessa indústria, fundamentado na postura ética e no respeito ao bem-estar social e ao meio ambiente. Tem como visão consolidar-se como referência legítima e proativa sobre os assuntos relacionados ao PVC, com foco em sua versatilidade, sustentabilidade, eficiência, inovação e qualidade das diversas aplicações. Para mais informações: www.pvc.org.br

Informações à imprensa – Roberta Provatti 

(11) 99652-4661

provattijornalista@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *