O objetivo da Wilmotte & Asscoiés, escritório internacional de urbanismo e design, ao projetar o recém-construído Estádio Allianz Riviera em Nice, França, vai além da simples vontade de construir uma instalação esportiva visualmente atraente.
A forma geral do estádio, altamente inspirada em um pássaro voando, reflete o objetivo de revitalizar o tecido urbano em seu entorno. Da mesma forma, a troca de alguns serviços no subsolo, como por exemplo, estacionamentos, permite a criação de grandes espaços verdes ligando o prédio ao resto do bairro de Santo Isidoro.
Os designers, claramente motivados pelo projeto, e atendendo aos princípios de desenvolvimento sustentável investigam a noção de imaterialidade como sendo uma qualidade tectônica real através de uma nova roupagem. O projeto compreende um estádio multifuncional com capacidade para 35.000 lugares, o Museu Nacional de Esportes com 29.000 m2 de lojas integradas (localizadas sob a esplanada do estádio, o Museu se localiza na tribuna norte), 1.300 vagas para automóveis, das quais 800 são subterrâneas e um parque de três hectares no térreo.
A estrutura tridimensional do estádio é composta por suporte de aço-madeira revestido com PVC e tecido resistente ETFE, e equipada com painéis fotovoltaicos.
Os arquitetos, ao elaborarem um projeto financeiramente responsável e com baixa emissão de carbono, foram capazes de desenvolver uma complexa estrutura espacial ondulada que combina leveza e solidez. Talvez as características mais marcantes desse moderníssimo projeto arquitetônico sejam: a estrutura de painéis fotovoltaicos, o sistema de coleta de água de chuva e o sistema eólico de ventilação altamente eficiente, o que tornam o Allianz Riviera um dos primeiros estádios com classificação EnergyPlus.
Projeto: Estádio Allianz Riviera
Local: Saint Isidore, Nice, França
Arquiteto: Wilmotte & Associés , Paris, França
Informação técnica: membrana PVC/ETFE
Créditos das fotos: Milène Servelle e Serge Demailly, Wilmotte & Associés
Website: www.wilmotte.com
Fonte: Wonderful Vinyl