Instituto Brasileiro do PVC

PVC na mídia

Esquadrias com cores e texturas ganham espaço no décor - Novembro 2019

Preta, bronze, amadeirada... Agora as esquadrias fazem parte da decoração e são produzidas com material que apresenta melhor custo x benefício.


Casa da Ilha: portas pivotantes com esquadrias preta em PVC


Até pouco tempo, as esquadrias, aquelas estruturas que dão suporte às janelas, se limitavam a materiais como o alumínio e a madeira, mas a indústria desse segmento indispensável na arquitetura evoluiu e inovou. A tendência agora são esquadrias em PVC - produzidas com um plástico ultra resistente - e detalhe, com variações de texturas e cores para combinar com a decoração do ambiente.


Amadeirada, bronze, preta... Ao circular por alguns ambientes da 24ª CasaCor ES, o visitante não se dá conta, mas percebe que está tudo em sintonia. São detalhes que fazem toda diferença e criam além da harmonia visual, uma gostosa sensação de bem estar.


"A esquadria em PVC é muito comum na Europa e na América do Norte. Um material muito utilizado em 90% das construções no exterior e está ganhando força aqui no Brasil. De 10 anos pra cá, a procura por elas cresceu mais de 70%", disse Roberta Drummond, proprietária da Innovare - revendedora da Claris Tigre no Espírito Santo.


Casa Urbana: Esquadria na cor preta harmonizando com o dossel da cama em estrutura preta


E já no primeiro ambiente da CasaCor ES 2019 o arquiteto Sergio Paulo Rabello levou essa forte tendência. Na Casa Urbana diversos detalhes são pontuados na cor preta, como a porta, a estrutura do armário, o dossel da cama, a banheira... E até as esquadrias!


"Escolhi a esquadria em PVC na cor preta porque ela deixa a fachada mais clean, mais limpa, mais elegante. E assim a esquadria se torna um complemento da arquitetura e não o contrário, como era antigamente, que não se tinha opção e muitas vezes a esquadria até "gritava" no projeto", explicou o arquiteto.


Na busca de criar uma harmonia entre os elementos do Lounge Sunset, Cyane Zoboli optou pela esquadria em PVC no bronze, que casou perfeitamente com o projeto e levou uma leveza no incrível visual para do mar.


Lounge Sunset: Esquadria na cor bronze em PVC dando leveza ao visual


Ao entrar no Re.Canto (Do Eu) o visitante só se convence que as estruturas, que dão suporte às grandes portas da varanda, não são de madeira, ao tocar no material. Cor, textura... As características da madeira foram fielmente reproduzidas nas esquadrias de PVC.


"A madeira é um elemento protagonista em nosso espaço. Ela está presente na grande estante da sala, no teto, na varanda... E a esquadria em PVC amadeirada casou perfeitamente no nosso projeto", disse Roberta Toledo que desenvolveu o projeto em parceria com as arquitetas Maria Tereza do Amaral e Juliana Vervloet.


Re.Canto (Do eu): Esquadria de PVC amadeirada com textura, em composição com o painel de madeira ao fundo


E para mostrar as inúmeras possibilidades com este material, Sergio Palmeira foi super ousado e projetou seis portas de vidro, pivotantes, fazendo a integração da sala com a área externa, na Casa da Ilha. E o que chama atenção é a estrutura que emoldura e dá toda leveza à movimentação das portas. Para sustentar literalmente essa ideia, o designer de interiores contou com a parceria com a Innovare.


"Foi um grande desafio projetar essas seis portas pivotantes com essa estrutura de esquadrias em PVC. A ideia deu tão certo que depois da CasaCor ES, a Claris Tigre vai lançar em todo Brasil. No caso, eu optei pela cor preta por ser uma grande tendência na arquitetura.", disse Sergio.


Além de esteticamente mais bonitas, segundo Roberta Drummond as vantagens das esquadrias em PVC da Claris Tigre são inúmeras, já que elas contém um plástico especial em sua composição que ajuda a manter a temperatura amena e impede que barulhos externos entrem no ambiente, além de exigir menos manutenção. Uma grande evolução na indústria de esquadrias.


Leia matéria na íntegra: https://folhavitoria.com.br/geral/noticia/11/2019/esquadrias-com-cores-e-texturas-ganham-espaco-no-decor
 
Fotos: Camila Santos
Fonte: Central de Notícias 




Instituto Brasileiro do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C 4º andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP | Tel. 11 2148-4735 - info@pvc.org.br
© 2019 Instituto Brasileiro do PVC