AMTU adere ao Papa Cartão e implementa o programa de reciclagem de cartões de transporte urbanos

Preocupado com a quantidade de cartões de transporte urbano acumulados, a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos implementou o Papa Cartão em sua unidade para solucionar um problema que já vinha ocorrendo há 4 anos: o acúmulo em seus depósitos de aproximadamente 500 kg de cartões que apresentavam defeito ou eram devolvidos pelos usuários do transporte coletivo e o seu descarte em aterros sanitários.

Reconhecendo a empresa RS de Paula, fabricantes de cartões de PVC, como uma empresa inovadora na solução de descarte seguro e correto de cartões plásticos pós-consumo, a AMTU instituiu em seu processo um projeto de logística reversa de cartões plásticos.

Aproximadamente 60 mil cartões armazenados por ano na AMTU passaram a ser descartados corretamente no Papa Cartão pelos funcionários e pelos usuários de transporte. Hoje, a empresa afirma que apenas 20% dos cartões vendidos aos passageiros de transporte coletivos dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande são coletados, mas já possuem um plano de campanhas para aumentar a conscientização e participação da população.

Todo o material coletado na AMTU é enviado à RS de Paula, que recebe um tratamento diferenciado de desmontagem do cartão antes de ser reaproveitado, pois o mesmo contém antena de cobre e chip. Após esse processo, esses cartões passam por um processo de trituração e depois por um processo térmico, na qual são formadas as placas de mosaico de cartões. Os cartões são matéria-prima para fabricação de produtos de mosaico de cartões, na qual retornam para a AMTU personalizados.

Desde a implementação do Papa Cartão até o momento, mais de 300 mil cartões da AMTU já tiveram seu destino na transformação. O projeto Papa Cartão na AMTU deu vida aos cartões de transporte, que ao invés de serem descartados são transformados em novos produtos, viabilizando a circularidade desse material 100% reciclável.

O investimento na máquina do Papa Cartão viabilizou não só o descarte correto dos cartões, como também a isenção de multas ambientais pelo descarte incorreto dos mesmos em aterros sanitários, prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010).

O projeto tem sido pioneiro no setor de associações de transportes, o que resultou a participação da equipe AMTU na apresentação dos resultados do artigo “Economia Circular: Aplicação da Logística Reversa na reciclagem de cartões de transportes urbanos na região da grande Cuiabá do Estado de Mato Grosso”, no 4º Congresso Internacional de Logística e Operações do IFSP Suzano, que ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro de 2018.

Fonte: Papa Cartão (www.papacartao.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *