Instituto Brasileiro do PVC

Notícias dos associados

Nova unidade da Krona em Joinville é projetada para ser referência em indústria 4.0 - Março 2021

Universidades e setor da tecnologia catarinense trabalham junto com a empresa, que prevê abertura da nova unidade para março de 2021


O setor privado uniu-se ao meio acadêmico e tecnológico de Santa Catarina para um projeto que visa contribuir para a melhoria do posicionamento do Brasil no cenário mundial da chamada indústria 4.0, um conceito que inclui automação e as principais inovações tecnológicas, inclusive no campo da informação. O país está na 71ª posição, num total de 141 países avaliados pelo Fórum Econômico Mundial, em 2019. A Krona Tubos e Conexões prevê para março de 2021 o início do funcionamento de sua nova unidade de produção. 





A equipe de engenharia da Krona trabalha em colaboração com players do ecossistema de inovação, dentre eles startups, universidades, institutos de tecnologia e associações de fomento a tecnologia, que ajudam a viabilizar a implementação dos conceitos de Industria 4.0 com objetivo de melhorar performance, reduzir custos e aumentar a produtividade. 


Com 2 mil metros quadrados, a fábrica foi instalada no Perini Business Park, em Joinville (SC), e foi desenhada para ser uma referência em indústria 4.0. O investimento final será de R$ 15 milhões, com geração de aproximadamente 140 empregos diretos. A unidade será 100% conectada, com monitoramento dos equipamentos em tempo real via internet e dados armazenados em nuvem, o que permitirá o acompanhamento remoto. A análise dessas informações possibilitará, por exemplo, a previsão de eventuais falhas e atuar preventivamente. Outra novidade será a presença de robôs nos sistemas automatizados de montagem.


“Estamos aplicando conceitos da industria 4.0 em escala industrial, sendo possível auferir ganhos em produtividade, redução de custos e previsibilidade de paradas. O desafio é ser uma referencia nessa implementação”, pontuou Israel Furtado, gerente de Engenharia da Krona.


"O desafio das empresas no cenário de muitas transformações tecnológicas e mudanças de comportamento de consumo intensifica-se a cada dia e exige respostas rápidas, precisas, alta flexibilidade e total integração dos times para entregar resultados sustentáveis a todas as partes interessadas. Nosso DNA carrega esta mensagem e desafia nosso time a fazer cada dia melhor”’, explicou Edson Fritsch, diretor Industrial da Krona.


"O Ágora cumpre sua função de conector da tríplice hélice para gerar inovação a empresas e entidades que estão em nosso entorno. Assim, aproximamos academia, mercado e sociedade às demandas de uma grande empresa que busca não apenas desenvolvimento tecnológico, mas também uma rede que estimule o desenvolvimento de políticas de inovação e novos negócios", afirmou Jean Vogel, diretor executivo do Ágora, que faz parte do projeto.


Com a implementação da Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, conforme levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a estimativa que os custos industriais tenham uma redução de pelo menos R$ 73 bilhões/ano no país, a partir dos ganhos de eficiência, redução nos custos de manutenção de máquinas e no consumo de energia.


A Krona possui outras duas unidades em Joinville, onde foi criada, há 26 anos, e uma terceira em Marechal Deodoro (AL), com um total de 1.700 colaboradores. Situada entre as maiores do país no setor, subiu 43 posições no ranking das mil maiores empresas brasileiras, de acordo com a 20ª edição do anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico.


Instituto Brasileiro do PVC - Av. Chedid Jafet, 222 - Bloco C 4º andar - Vila Olímpia - CEP 04551-065 - São Paulo - SP | Tel. 11 2148-4735 - info@pvc.org.br
Copyright © 2017 – 2021 Instituto Brasileiro do PVC